14 de junho de 2013

O Museu de Orsay em Paris




O Museu de Orsay (musée d'Orsay em francês) é um museu na cidade de Paris, na França. Situa-se na margem esquerda do rio Sena no VII arrondissement. As coleções do museu apresentam principalmente pinturas e esculturas da arte ocidental do período compreendido entre 1848 e 1914. Entre outras, estão aí presentes obras de Van Gogh, Monet, Degas, Maurice Denis, Odilon Redon. Existem também exposições temporárias que ocorrem paralelamente à exposição permanente.O edifício, que actualmente alberga o museu, era originalmente uma estação ferroviária, ''Gare de Orsay'', construída para o ''Chemin de Fer de Paris à Orléans'' (em português, ''Caminho de ferro de Paris a Orleães''), no local onde se erguera até [[1871]] um antigo [[palácio]] administrativo, o [[Palais d'Orsay]]. Foi inaugurado em 1898, a tempo da Exposição Universal de 1900. O projecto foi do arquitecto Victour Laloux.

Em 1939, deixou de ser o terminal da linha que ligava [[Paris]] a [[Orleanss]] devido ao comprimento reduzido do cais, passando a ser apenas uma estação da rede suburbana de [[caminhos de ferro]]; e mais tarde, durante a [[Segunda Guerra Mundial]] serviu de centro de correios. A estação foi fechada a 1 de Janeiro de 1973.



Em 1977, o Governo francês decidiu transformar o espaço num museu. Foi inaugurado pelo presidente de então, [[François Mitterrand]], a 1 de Dezembro de 1986. Os arquitectos Renaud Bardon, Pierre Colboc e Jean-Paul Philippon foram os responsáveis pela adaptaçãoO edifício, que actualmente alberga o museu, era originalmente uma estação ferroviária, Gare de Orsay, construída para o Chemin de Fer de Paris à Orléans (em português, Caminho de ferro de Paris a Orleães), no local onde se erguera até 1871 um antigo palácio administrativo, o Palais d'Orsay. Foi inaugurado em 1898, a tempo da Exposição Universal de 1900. O projecto foi do arquitecto Victour Laloux.



Nenhum comentário:

Postar um comentário