17 de fevereiro de 2015

DESTAQUE DE PESO








DESTAQUE DE PESO
 
 O Cordel costuma ser visto como uma peça do folclore nordestino ou uma escrita de baixo teor intelectual. É chamado de popular por ser impresso em papel de baixo custo, escrito por pessoas simples e comercializado em feiras livres. No entanto, ele é popular por ser concebido do povo e servir de forma prática a esse mesmo povo, contrariando o que foi incorporado, erroneamente, no imaginário popular.
 
 A MIS - Mocidade Independente do Sanharol, escola de samba da cidade de Várzea Alegre CE, com o enredo Ceará Bonito, apresentou o Cordel em destaque na avenida, quebrando paradigmas, colocando-o em seu devido lugar. O Cordel deixa de ser peça folclórica e passa a ser gênero literário com diversas formas de apresentação.

 As belíssimas passistas Ana Thaís e Ana Karine mostraram, com entusiasmo, que o peso do cordel não vem apenas do saudosismo dos sertanejos dos anos quarenta e cinquenta, e sim da sua enorme potencialidade literária.
 
Viva a MIS! Viva o enredo Ceará Bonito! Viva o Cordel!
 Sávio Pinheiro é membro da ABLC - Academia Brasileira de Literatura de Cordel.

Comentários

Tomei conhecimento dos clássicos da literatura internacional através do cordel, então para mim o cordel é um gênero de tipologia narrativa que deveria ser ensinado desde cedo nas escolas. em minhas aulas ele tem espaço cativo.
Francisco Gonçalves de Oliveira

O doutor Sávio Pinheiro
Bom poeta e gente fina,
Já rimou o pé da serra
E a bodega da esquina.
Agora com mais virtude,
Botou cordel na saúde
Para o bem da medicina.
Mundim do Vale




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário