15 de junho de 2013

DIA DO COMBATE À VIOLÊNCIA CONTRA O IDOSO

Acordar em uma bela manhã de sábado e ter um dia preparado só para você é o sonho de todo mundo, não é verdade? Pois bem: para nós o sonho aos poucos se torna realidade. Tudo isso por um simples motivo: hoje, 15 de junho, é o Dia do Combate à Violência Contra o Idoso. 

Não importa a idade - seja você criança, adolescente, jovem, adulto ou um dos nossos companheiros da Terceira Idade - a violência não é nunca a resposta e é um mal que deve, a todo custo, ser extraído das nossas vidas e da nossa sociedade. A violência contra o idoso é ainda mais grave: como nos defender de ameaças e perigos quando esses podem fazer residência nas nossas próprias casas? E na rua: será que somos mesmo respeitados?

A violência contra o idoso não corresponde apenas ao ato de machucar o corpo; corresponde a atos proferidos contra os direitos de ir e vir, às palavras lançadas contra a nossa integridade, aos demais atos que ferem nosso espaço quanto humanos.

São pelo menos 21 milhões de brasileiros, segundo pesquisas, que estão hoje na faixa etária que corresponde à terceira idade de acordo com os padrões brasileiros. E são esses nossos 21 milhões de amigos que fazem as mesmas perguntas que nós fazemos: onde somos respeitados? 

Existem sim respostas para essa pergunta, e ainda mais análises sobre esse dia tão importante e tão pouco lembrado. Resta saber procurá-las.

E você? Tem feito seu papel ao solicitar os seus direitos? Ao pedir o respeito que tantas vezes lhes são negados? Tem conseguido recebê-los de fato?

Amigos, para uma boa reflexão sobre esse dia, que tal parar e pensar um pouco sobre isso? 

Você nunca está sozinho! E a prova disso está aqui

http://www.aterceiraidade.com/ 

Porque somos, acima de tudo, humanos.

O que de fato é feito e o que precisa ser melhorado na vida de todos nós nesse dia 15 de junho - Dia do Combate à Violência Contra o Idoso?

Um comentário:

  1. Como visitante assídua desse site recomendo aos seguidores do sou de várzea alegre que é muito visitado mas pouco se comenta. Estou quase chegando aos 60 anos e me preparo para aceitar A TERCEIRA IDADE com naturalidade. Acompanhei meus pais que tiveram toda assistência que mereceram. Às vezes, me dói saber que alguém colocou sus pais num asilo. Quem sou eu para julgar? Quem garante que ficando em casa eles terão o carinho que merecem dos filhos, netos e agregados? Difícil julgar mas deixo aqui a minha verdade: Cuide bem de quem cuidou de você a vida inteira e ao cruzar com uma pessoa idosa na rua...tente dialogar, tente ajudar. Às vezes, ele está tão necessitado de uma palavra amiga.

    ResponderExcluir