24 de junho de 2014

A PRIMOGÊNITA POR JOÃO BITU






A PRIMOGÊNITA



Minha doce filha Vera



A primeira dos herdeiros


Tem princípios verdadeiros


É correta e é sincera


Cada dia mais prospera


Não se queda a empecilhos.


É viúva tem dois filhos


Todos dois muito simpáticos


São um tanto sistemáticos


Porém não saem dos trilhos




Pequenina ela nasceu


Lá no Rio de Janeiro


Eu passava o dia inteiro


Contemplando o rosto seu


No berçinho que a Mãe deu.


Cobertinha com um véu


Azul-branco cor do Céu.


De feliz até chorava


Tanto olhava que cansava


O meu mais rico troféu




Foi crescendo, foi crescendo


E ficou até fornida


É pequena, mas nutrida


Tem um corpo estupendo


Fica mesmo parecendo


Uma Miss, pela norma,


Com cuidados se transforma


Em mulher muito atraente


Que apetece muita gente


Pela sua bela forma




Muito casta e recatada


Apesar da vida “solo”


Segue a risca o protocolo


Da viuvez inesperada


De forma tão desastrada.


Não se deu por destruída


Com firmeza tange a vida


Com amor e muito apego


Exercendo o seu emprego


Competente e destemida




Comentei já noutra parte


Muita coisa sobre ela


Para mim é a mais bela


Lembra até obra de arte!...


-Escrevo aqui pra falar-te


Com afeto e com carinho


Dentro deste bom Velhinho


Que te ama e te venera


Com certeza oh doce Vera


Tu terás sempre um cantinho!


João Bitu

3 comentários:

  1. João, vi essa foto ontem e me emocionei muito. Razões diversas: você é meu irmão mais velho ela é a primeira sobrinha. Moramos perto por muito tempo, temos muito a recordar mas não vou me estender muito. Quero apenas dizer da minha enorme admiração por essa menina que hoje é uma grande mulher e dedicada mãe. Pensei em intitular a postagem assim: "A MENINA E O POETA" mas o nobre poeta intitulou a preciosidade de A PRIMOGÊNITA e assim vai ficar. Admiro muito a garra de vocês dois, um dia desses ela me deu uma carona e conversamos bastante. Assim como você disse ela terá sempre um cantinho em nossos corações. Abraço de Maria de Fátima

    ResponderExcluir
  2. O seu comentário, em verdade, é muito bem feito, Agradeço em nome de ambos.
    Nosso abraço! . Valeu e muito nos honrou.
    João Bitu

    ResponderExcluir
  3. Fátima,bom dia ,eu só trocaria a posição do título:O POETA E A MENINA,um abraço para os três.

    ResponderExcluir