20 de dezembro de 2014

O CHALÉ DE TIA IZA





O CHALÉ DE TIA IZA

 Nas rotineiras andanças
 Quando em Beberibe chego
 Ao encontro de sossego
 Sinto de pronto lembranças
 Dos bons tempos de criança.
 Em recordações me entrego
 E fortemente me apego
 É difícil esquecer
 Tem que ver para crer
 Como se torna meu ego!
 .
 .
 Sempre trago na memória
 A forte recordação
 De sentir a sensação
 Da sublime trajetória
 No início de minha história.
 Aí surge em um lampejo,
 Aquele intenso desejo
 Com enorme intensidade
 De voltar com brevidade
 Ao meu doce lugarejo.
 .
 .
 As residências singelas
 De tijolo e sem reboco
 Não são de estilo barroco
 Porém são muito belas
 Bonitas como só elas!
 O decoro as enfatiza,
 Para gostar se precisa
 Com muito zelo atentar
 Vale muito observar
 O Chalé de Tia Isa!
 .
 .
 Ela e Tio Chiquinho
 Seu esposo bem amado
 Homem bom e estimado
 Ocupavam-no sozinhos
 Desde quando eu pequenininho.
 As filhas com os seus pares
 Moravam noutros lugares
 Por força dos casamentos
 Só os viam por momentos
 Não obstante os pesares!
 .
 .
 Naquela casa, entretanto,
 Não faltava companhia
 Tinha bastante alegria
 Toda a família, porquanto,
 Punha a saudade a um canto!
 Em qualquer ocasião
 Era clima de diversão
 Uma coisa impressionante
 A ternura ali reinante
 Guardo no meu coração!
 .
 .
 Ficava junto ao Machado
 Bem na beira do Riacho
 E tanto mais assim eu acho
 Por suas águas molhado
 Era bem mais estimado!
 Olvidar é inevitável
 Totalmente inviável
 Tão lindo e bençoado
 O meu doce povoado
 De clima alegre e saudável!
 .

 Salve, salve meu sertão
 Terra de amor e paz
 Aonde o homem é capaz
 De viver com emoção
 Seu amor, sua paixão!
 Terra só de encantos
 Em todos os seus recantos
 Onde se ver alegria
 Beleza e harmonia
 E outros prazeres tantos!
 João Bitu


*********************************************************************************
João,,

O blog fica mais rico com a sua poesia. Receba o abraço de aniversário daquele bom encontro em Beberibe e os nossos parabéns pela homenagem  ao CHALÉ DE TIA ISA.
A BITULÂNDIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário