12 de setembro de 2014

77 ANOS DE UMA IMPERATRIZ

 
 
 
"Quando a gente ama alguém de verdade esse amor não se esquece nunca," só que passados 6 anos de sua partida e em sendo hoje os 77 anos de uma vida dedicada aos  pais, irmãos e sobrinhos, a gente queria fazer esse dia mais ameno, sem saudades. Desde cedo recebo telefonemas de irmãos e sobrinhos relembrando aquelas verdades que só você tinha coragem de dizer e era respeitada demais. Tenho certeza que você está num plano bem mais superior que o nosso. Então para que tristeza, se você era só alegria para tantos que  amava    e não foram poucos. Então quero deixar gravado aqui o que mais admirava em você: A AUTENTICIDADE..
Todos sabem que você era fã incondicional de Roberto Carlos. Aguardava o lançamento de seu disco e começava cedo a dizer:
- Não contem comigo para nenhum evento pois vou assistir o show de Roberto Carlos na tv. Não quero ser incomodada." Cochilava o tempo todo e depois queria que a gente contasse todos os detalhes. Ah! Nesse dia eu  tinha que adiar  todos os meus compromissos porque deveria estar diante da tv ao seu lado. Quando eu programava sair com minha turma, ela dizia logo: "Aposto que vai chegar na madrugada. e eu vou perder o sono esperando."
- Gostava muito de ouvir o programa SAUDADE NÃO TEM IDADE porque lembrava das serenatas de João Bitu  que sempre foi um eterno apaixonado.
- Dizia que Zé Denizard era sempre aquela tranquilidade, não se metia com a vida de ninguém, vivia  a cantarolar, gostava tanto quando ele passava no corredor com seu jeitinho simples de ser.
- Isabel e Cleide foram fazer vestibular no Crato, ela  pediu  São Raimundo para interceder por Cleide. porque Isabel não  precisava de reza.
- Cleide como sempre chegava de Várzea Alegre dizendo que o povo a achou bonita ..E ela::"e a besta ainda acredita."
- "Lá vem Cícero com seu jeito enfarruscado mas é tão bom prá gente"
- " Não sei como vai ser quando um dia eu desaparecer, Fafá não sabe fazer nada e como será para arrumar Zezê quando forem ao trabalho?.
-"Eu tenho a maior raiva quando chego do trabalho que alguém vem correndo me contar  histórias.. e ainda tem as bonitinhas que  me escondem". .
- Segunda-feira vou dar entrada na minha aposentadoria e ai deles se não me derem.
- Até gosto da fonoaudióloga mas aqueles exercícios que ela faz na hora da consulta não servem prá nada. O remédio é mesmo que tomar água do pote mas gosto da doutora, tão boazinha!
- Fafá só fala na tal viagem da França, acho que vou concordar para ter sossego." Vá logo para não dizerem que fui  eu que não deixei vc  ir."
- Isabela ainda noiva  foi passar o dia na casa da sogra levando a  prima Cristiana. Quando chegaram era o assunto: que a sogra foi muito receptiva e Socorro respondeu na lata: " É porque Isabela ainda não abanou os queixos da sogra"
- Quando achava alguém antipática, a gente corrigia dizendo que era o jeito de ser da pessoa e ela prontamente: " Que nada, é antipatia mesmo".
Acho que uma pessoa assim nunca morre porque deixou plantado na gente seu exemplo de autenticidade, bondade e dedicação. Feliz Aniversário,  SOCORRO!Seus irmãos e sobrinhos



 

6 comentários:

  1. É...

    ""Acho que uma pessoa assim nunca morre porque deixou plantado na gente seu exemplo de autenticidade, bondade e dedicação. Feliz Aniversário, SOCORRO!""

    E você tem dúvidas? As pessoas nunca morrem, apenas passam para o outro lado da vida, o lado invisível. Se elas eram felizes com a gente, assim continuam; Se eram nossas protetoras continuam nos protegendo; Se nos amavam, esse amor apenas se multiplicou; Se não os vemos mais, isto é temporário, um dia os encontraremos na eternidade. Eles continuam nos vendo e até com mais liberdade por que a visão e a percepção daqueles que já estão do outro lado são muito dilatadas;

    Se NÓS amamos as pessoas que nos antecederam e pensamos nelas com frequência, fique certa que elas sabem e são gratos pelo carinho que lhe dedicamos e tudo fazem para nos ver felizes. As vezes de uma forma imperceptível, assinalam sua presença onde estivermos é só dispensar um pouco de atenção quando nosso pensamento se volta com amor para alguém que já partiu.

    Fátima: A vida continua de eternidade em eternidade, nunca se estingue, mas o corpo sofre exaustão e é preciso abandoná-lo quando não nos é mais útil. Quando abandonamos o corpo é por que ele normalmente já cumpriu sua missão e dependendo da enfermidade é impossível nos mantermos ali confinados.

    O corpo tem a tarefa de capacitar a alma para voos mais elevados.

    Nossos enfermos, em estado terminal ou não, se tornam nossos melhores mestres, quanto mais sofremos com eles, mais transformamos nosso eu interior e nos tornamos melhores. Nada acontece por acaso.

    A Socorro deu esse exemplo. Eu não preciso ver para crer. Tudo que você já escreveu sobre ela me dá uma perfeita ideia do seu valor no seio da família.

    Parabéns a ela e a todos os irmãos.





    ResponderExcluir
  2. Pois é, Vicente, a gente esteve na casa de João e a partir daí comecei a planejar algumas mudanças. Seu filho Cláudio assumiu a liderança e fizemos uma limpeza no nosso apartramento para a chegada dos 77 anos da Socorro. Foi muito emocionante. João vieio aqui e na calada da noite pouco a pouco organiza nossas mudanças. Isabel, Cleide e Cícero estiveram muito presentes também. Realmente SOCORRO não morreu completamente, está presente em nossos corações. Zezê está feliz demais.Obrigada pela sua amizade SEMPRE,
    Fátima

    ResponderExcluir
  3. Fafá o que escreveu sobre sua inestimada irmã e como falou o amigo Vicente:"EU NÃO PRECISO VER PARA CRER"... encontrei nos SONETOS de Sávio, um que ao meu entender se adapta muito bem ao momento dessa HOMENAGEM. Apesar de não ter tido muito contato, a conheci por seu intermédio. Veja se acertei no que escreveu nosso amigo.
    LASTRO
    Fazendo sempre o bem, fez o seu nome
    Com garra, elegância e devoção.
    De tanto praticar a boa ação
    Venceu e fez valer seu codinome.

    Criou e fez honrar um sobrenome
    Fazendo do trabalho uma oração.
    Pulsou e fez pulsar o coração
    Até ver saciada a sua fome.

    Não foi a proteção de um gestor
    E nem a prepotência do amador,
    Que fez aquele homem virar astro.

    Mas sim, o resultado de um passado
    Somado a um presente abençoado,
    Que trouxe a exuberância de seu Lastro.

    ResponderExcluir
  4. Frida, realmente o poema de Sávio se adaptou perfeitamente a nossa homenagem.Obrigada pelo sua amizade SEMPRE,
    Fátima

    ResponderExcluir
  5. Socorro foi minha fiel conivente nas fugas noturnas que empeendia para realizar as constantes serenatas em Várzea Alegre.
    Dava o maior apoio correndo o risco de ser co-responsabilizada junto aos meus queridos PAIS pelas loucas aventuras.
    JOÃO bITU

    ResponderExcluir
  6. Ela sempre se referia a essas serenatas com muito carinho. Papai era meio severo em relação a a essas saídas à noite. Dizem que havia um terço às 21 horas e depois disso era hora de dormir. Na calada da noite ela ajudava João a sair pela porta dos fundos e ficava esperando a volta na madrugada. A imperatriz era corajosa,

    ResponderExcluir