24 de janeiro de 2013

Ao Aposentado


A VIDA É É BELA E O AMOR É LINDO

Dispa, caro amigo/a, a vestimenta da letargia, que acompanha todos os aposentados e aposentadas. A aposentadoria vem como uma consequência de uma vida produtiva e longa. É como uma estrada sinuosa, que percorremos sem olhar para trás, sem nos preocuparmos com o que tem pela frente.

Ao se aposentar, não permita que seus pendores naturais se escondam nas desculpas que a vida impõe.

Aposentar-se é ganhar um prêmio e isso deve ser levado em conta seriamente para que não nos quedemos sonolentos nas poltronas da existência, como cambiantes espectadores.

Sou muito chegado ao tema APOSENTADORIA, porque no meu tempo, antes dela, dediquei-me a pesquisar e a escrever a respeito desse tema precioso.

Publiquei no Jornal da Paraíba duas mensagens aos aposentados, dando-lhes algumas coordenadas a respeito dessa nova situação de suas vidas. (COMO ASSASSINAR OS APOSENTADOS e COMO NÃO ASSASSINAR OS APOSENTADOS) Espero ter contribuído para alguém enfrentar esta etapa da vida, com os pés no chão e os corações nas mãos de Deus.

Minha preocupação maior foi alertá-los para o fato da aposentadoria não ser um castigo, mas um galhardão merecido. De frente a minha casa mora um amigo, ex-funcionário do Banco do Brasil que se aposentou. Antes disto acontecer, conversei muitas vezes com ele mostrando os prós e os contras que estão embutidos numa aposentadoria. O homem aposentou-se. Aposentou-me e desapareceu. Não sai mais de casa, não participa, não goza a vida. Vejo-o raríssimas vezes macambúzio, cabisbacho, desleixado, como quem vai caminhando para a forca. Triste realidade, a de quem se aposenta sem saber porque e para quê.

Indepenndente disto tem cada aposentado sapeca que dá gosto. São excessões à regra. Este grupo continua se divertindo, participando, viajando, namorando, versejando, pescando, contando lorotas, usando as geringonças modernas, passeando, driblando os obstáculos e fazendo da aposentadoria uma canção, Cuidado para não cair no hipocondrismo e entregar os pontos antes da hora.

Não seja um doente crônico por antecipação. Acredite e respeite as orientações médicas, mas sempre com um pé atrás. Nunca dê guarida à amizade de um certo intruso chamado Alzheimer. Fique sempre atento contra o espectro da morte precoce, que o espreita pelo buraco da fechadura, para "nheco..." desfechar o fatídico bote. Parabéns aposentados e aposentadas do Brasil. A Vida é bela e o Amor é lindo.

Autor: Rivaldo Cavalcante

2 comentários:

  1. Achei esse texto simplesmente maravilhoso. Há controvérsias entre parar de trabalhar ou não. Não quero questionar isso, até porque já sou aposentada e vivo me policiando sobre ficar parada. Eu não fico mas também não sei se a maior causa do ALZHEIMER é só o fato de ficar parado. Acompanhei minha irmã 8 anos com essa doença e aprendi a cuidar, a evitar uma vida sedentária e em momento algum me sinto como tal. Procuro ler, escrever,ocupar meu tempo. Acho que o mundo lá fora é muito perigoso para quem já tem certas limitações."A vida é bela e o amor é lindo".. concordo mas, caro aposentado, não se entregue totalmente à família, procure ter um ritmo de vida diferente e sobretudo não aceite imposições. Viva sua vida e não entregue os pontos antes da hora. Parabenizo aquele que teve uma vida de muito trabalho e com dignidade, respeito aquele que se aposentou e precisa ter uma vida mais confortável, mas por favor, não se isole das pessoas.Sua luta é também a minha.
    Fátima Bitu

    ResponderExcluir
  2. O texto do Rivaldo Cavalcante é bem feito, porém há algo de que os aposentados, principalmente pelo Regime Geral da Previdência Social (INSS) tem muito a reclamar, senão vejamos: A aposentadoria deixa de ser um prêmio para se tornar um castigo, pois, ultimamente (nos 3 últimos governos: FHC, Lula e Dilma) os aposentados tem perdido muito do seu poder de compra, pois,se um criou o Fator Previdenciário os outros simplesmente deram total respaldo a tudo isso e digo que até fizeram pior, já que o Lula, aquele que antes de se eleger ao mais alto cargo do País, assim dizia: "O aposentado deve receber o mesmo número de salários de quando se aposentou". Agora pergunto: O que fez o Lula uma vez eleito? Simplesmente ignorou o que havia dito e acabou até mesmo vetando o reajuste de 16 e pouco por cento que até hoje o Congresso Nacional não colocou em votação (falta de tempo ou obediência a ordem do Lula?). E a presidente (para alguns Pesidenta) Dilma, o que faz? Simplesmente ignora a perda salarial sofrida por quem deu uma vida pelo bem da Pátria. Existe uma gravação do Lula candidato em que afirma que gostaria de ver o aposentado igual na Europa, isto é: viajando de um País a outro; Agora pergunto: Como fazer isso se a cada ano os rendimentos do aposentado está sofrendo um arroxo que daqui há alguns anos não dê nem mesmo para sua sobrevivência. Então fica a pergunta: Aposentadoria, um prêmio ou um castigo! Fico com a segunda hipótese pois quando me aposentei contava com 35 anos e quarenta e sete dias de recolhimento e 8,48 Salários mínimos e hoje recebo menos de 4 Salários mínimos, daí o motivo de continuar trabalhando por mais 13 anos e recolhendo rigorosamente ao INSS, então alguém pode dizer que isso é ganância minha, porém se eu quiser tentar manter meu padrão de vida, ainda assim não dá, já que dos menos de 4 Salários mínimos que recebo de aposentadoria, ainda contribuo (contra a minha vontade é claro) com 11% do salário que recebo pelo meu serviço, então se levarmos em conta o castigo ainda é bem maior para quem continua trabalhando. E o dia em que não puder mais trabalhar, como é que fica? Então, a aposentadoria e mais um castigo do que um prêmio. A vida é bela sim e o amor é lindo, porém para tornar a vida mais bela é preciso que o governo reveja sua política salarial dos aposentados, pois não somos párias da Pátria, já que trabalamos e contrbuimos por toda uma vida. Quanto aos parabéns pelo dia do aposentado, simplesmente não temos o que comemorar!

    ResponderExcluir