8 de janeiro de 2013

Dia Nacional do Fotógrafo




"O que vai ficar na fotografia
São os laços invisíveis que havia

As cores, figuras, motivos
O sol passando sobre os amigos
Histórias, bebidas, sorrisos
E afeto em frente ao mar."
(Fotografia - Leoni)

Parabéns àqueles que tem o dom não só de enxergar a vida através de uma objetiva, mas de representá-la em seu significado maior.

Os poetas dos olhos, que desenham a vida com suas imagens. Imagens que enxergamos não só com os olhos, mas com o coração.

8 de Janeiro - Dia Nacional do Fotógrafo.






E você: que grande momento da sua vida ficou registrado sobre os olhos atenciosos de um fotógrafo?

Sou apaixonada por essa foto amarelada. Encontrei num álbum antigo.Não sei quem a fez, nessa época não havia digital, deve ter sido um profissional que passava nas escolas registrando eventos, eu o parabenizo...

 ...A garota  só tinha 9 anos. Quase não frequentou escola, acho que naquele tempo se estudava apenas para ser dona de casa. 

Depois veio ESCOLA DOMÉSTICA que preparava as meninas para ser exímias donas de casa. O máximo que  uma moça poderia conquistar naquela época era se tornar  professora. Às vezes nem precisava tanto estudo; já estava pronta para ser esposa (tinha que casar!), dona de casa e mãe.

Foi o que aconteceu: casou cedo teve 12 filhos e aprendeu no dia-a-dia a arte de ser mãe "e padecer no paraíso." Não quero dizer que essa menina da foto foi infeliz afinal ela encontrou sua alma gêmea. Meu pai a amava incondicionalmente e para aquela época, ela era ao mesmo tempo a rainha do lar e a dona de tudo: a última palavra era a sua.

E como ela nos amou a todos com seu jeito sincero de ser! Digo que minha mãe padeceu no paraíso porque ela foi especial, sofreu o preconceito das pessoas com sua filha deficiente e passou a vida lutando contra isso que para mim não tinha a menor importância.

É para você, Dona Vicentina, que rendo minha homenagem sempre. 

Quero aqui recordar  um momento especial quando você ouviu meu nome no rádio e me aplaudiu assim: " Fafá passou no vestibular" .

Oh mamãe, tive tantas outras vitórias, mas você já não estava mais pertinho de mim. Eterna saudade dessa  mulher guerreira que eu amarei sempre!

Fátima Bitu


Dedico essa postagem àqueles que valorizam a música de qualidade. 

Fui muitas vezes embalada ao som de MANOLITA  mas não sei como minha mãe escutava. Nessa época ela não tinha acesso ao rádio. Dois significantes registros para o blog que hoje repriso.

Fátima Bitu

Nenhum comentário:

Postar um comentário