5 de maio de 2013

LEMBRANÇAS MUITO REMOTAS por João Bitu




LEMBRANÇAS MUITO REMOTAS

De minha terra amada
Guardo enorme lembrança
E nunca perco a esperança
De rever muitos por nada.
Era uma gente abençoada
De caráter bom e ordeiro.
Lá na Rua do Cruzeiro
Todos sabem, ninguém nega
Bem ao fundo da bodega
Morava ali um ferreiro.

 Era Raimundo Gibão]
Um Velho muito sisudo
Era o Pai  de Zé Bicudo
Ajudante de caminhão
Um distinto cidadão.
-Lauro, Tiola e Vicente,
Fradaiá e mais muita gente,
Ainda lembro Quincô
E Dona Maria Diô
Que morava mais na frente

 
Quero somente lembrar
Naquele trecho pessoas
Muito justas, muito boas
Difícil de olvidar
De algo mais recordar
Para que aqui se veja
E que nosso Deus nos proteja,
Como da queda de BELINHO
Quase morre o coitadinho
Do forro de nossa Igreja

Em condição subumana
Numa pobreza profunda
Tinha Joaquim, tinha Munda
Dois filhos de Bastiana
Juntos numa choupana.
Joaquim viveu com Pastora
Uma pobre sofredora
Só uma cama possuiam
E quando se desuniam
Lá ia Joaquim com “ISIDORA”

ISIDORA era o tal leito
Das noitadas fugazes
De quando faziam as pazes.
Joaquim então, com efeito-
Voltava todo sem jeito
Com  a  cama desconjuntada
Até não servir pra nada
Mas foi assim que se amaram
Apesar de que - nunca casaram
Tiveram a vida sonhada!

Quero aqui me desculpar
Por estes versos bisonhos
É que sempre tenho sonhos
E preciso extravasar,
Não tenho como os guardar!
 Os tais sonhos são mistério
Adoto pois este critério
Não tenho com quem falar
O melhor que faço é rimar
E não levar a coisa a sério.

João Bitu

IMPOSSÍVEL ESQUECER
HINO DE SÃO RAIMUNDO








5 comentários:

  1. Meu irmão, continue escrevendo seus versos e postando aqui na nossa casa virtual, eles ficam bem guardados e com muito carinho. Ah se eu soubesse rimar com toda essa classe! Sua irmã se emocionou tanto que tomou a liberdade de postar a foto do amigo poeta LUIZ LISBOA que la esteve na FESTA DE SÃO RAIMUNDO e fez questão de registrar essa foto para nosso blog. Abraço de domingo,
    Maria de Fátima

    ResponderExcluir
  2. Sinceros agradecimentos a Fátima BItu por sua colaboração nesta postagem, bem como também a Isabel Bitu que me trouxe lembranças de fatos de grande valia para mim.
    Obrigado
    João Bitu

    ResponderExcluir
  3. Minha colaboração foi mínima diante da grandeza de seu poema. Esse blog foi criado com esse objetivo. Fico feliz com a adesão de Isabel que ainda engatinha nos assuntos de informática mas todos sabem que ela é um poço de sabedoria e vai exteriorizar sempre que for necessário. Cleide curte muito as montagens e eu gosto muito.Zezê também me ajuda muito nos assuntos da terrinha já que muita coisa eu não lembro mais. Faltando só Denizard e Cícero que não curtem a net mas estão sempre presentes em nossas postagens. Volte sempre com sua veia poética, abraço Fátima Bitu

    ResponderExcluir
  4. Fátima e o amigo João
    Sei que eu não tenho talento
    E com um computador lento
    Falta minha colaboração
    Mas se o tema é de irmão
    Da nossa querida cidade
    Aumeta a felicidade
    Bate forte a emoção
    Não esqueço um segundo
    É pelo povo de São Raimundo
    Que bate o meu coração.

    Fatinha. Um abraço.

    ResponderExcluir
  5. Deixa de ser humilde,Lisboa, gosto do que você escreve e se for de minha cidade como João descreveu a memória do nosso povo bate uma forte emoção e é essa nossa intenção tão somente. Apesar de viver distante amo meu povo e quando ouço o hino de SÃO RAIMUNDO meu coração bate mais forte. Bela colaboração, não se acanhe, aqui é também a sua casa virtual. arraste uma cadeira e vamos matar saudades de nossa terra que é tão vítima da falta de memória. Quem ama Várzea Alegre como nós aqui, entende perfeitamente do que falo Abraço Fátima.

    ResponderExcluir