4 de novembro de 2013

98 anos de mamãe





Essa foto congelada e amarelada pelo tempo foi encontrada em um álbum de família. A garota na época devia  ter uns 9 anos, quase não frequentou escola, acho que naquele tempo se estudava apenas para ser dona de casa.

Havia a ESCOLA DOMÉSTICA que preparava as meninas para serem exímias donas de casa. O máximo que  uma moça poderia aspirar naquela época era se tornar  professora. Às vezes nem precisava tanto estudo; já estava pronta para ser esposa (tinha que casar!), dona de casa e mãe.

Foi o que aconteceu com essa menina da foto, casou cedo teve 12 filhos e aprendeu no dia-a-dia a arte de ser mãe  "e padecer no paraíso." Não quero dizer que ela foi infeliz afinal de contas encontrou sua alma gêmea. Meu pai a amava incondicionalmente e para aquela época, ela era ao mesmo tempo a rainha do lar e a dona de tudo: a última palavra era a sua. 

E como ela nos amou a todos com seu jeito sincero de ser! Digo que minha mãe padeceu no paraíso porque  foi especial, sofreu o preconceito das pessoas com sua filha deficiente e passou a vida lutando contra isso que para mim não tinha nada a ver. 

É para você, Dona Vicentina, que vou render minha homenagem sempre.


Hoje se encontra em outra dimensão mas se aqui estivesse...comemoraríamos seus 98 anos. 



Gosto de lembrar de  sua intensa felicidade  quando  ouviu meu nome no rádio e aplaudiu assim dizendo: " Fafá passou no vestibular". Oh mamãe, tive tantas outras vitórias depois mas você não estava mais pertinho de mim. Parabenizo sobretudo por ter permitido ser  o que sou hoje! Parabéns, mãe guerreira! Sinto sua presença tanto  nas horas difíceis assim como  aplaudindo minhas vitórias: são todas para você, MÃEZONA!
Fafá 04/11/2013






Nenhum comentário:

Postar um comentário