5 de novembro de 2013

Sou de Várzea Alegre, sim senhor!





Venho da RUA MAJOR JOAQUIM ALVES, da matriz de São Raimundo, da pracinha, do Educandário Santa Inês, da esquina de Seu Zé Bitu, da capela de São Francisco, do Ginásio São Raimundo, da praça Santo Antônio, das festas juninas, dos leilões, da Festa do Padroeiro São Raimundo, da cantora Romana, da banda de música de Mestre Chico, das festas tocadas  por Pedro Sousa e   Chico de Amadeu no Recreio Social, do carnaval de rua que terminava na pracinha em frente a minha casa.

Tudo era singelo, criativo....tudo era VÁRZEA ALEGRE e muito alegre, sim senhor.
Fátima Bitu

.. da esquina de Zé Bitu dobrando para o Cemitério da Saudade, do Alto da Prefeitura, de Licosa , da capela de Bil, da  Charneca de Emídio da Charneca, Seu Amadeu , Chico Feitosa, da feira das panelas aos sábados ,de Zé Saldanha botando o motor da luz para funcionar até às dez horas da noite, de Antônia Cabeleira, grande e respeitada parteira, de LULU com a bola de futebol debaixo do braço, Seu Nelinho, aplicando injeção,..não tem fim.Só saudades e recordações.
Isabel Bitu

O bom de Várzea Alegre e que em nenhuma outra cidade brasileira tem é a capacidade do povo de se aglutinar. Em nossa cidade, a cidade do sabido acabrunhado, como dizia Zé Clementino, O diferente é apenas um pouco mais de dinheiro que o outro, passou disso é tudo igual; tudo irmão!
Francisco Gonçalves de Oliveira

Tempo de muitas recordações, chega a dar até um apertinho no coração lembrando tudo isso.
Sonia Climene

Várzea Alegre sempre alegre ,Várzea Alegre é Natureza!!!
Luiz Lisboa

Eita VÁRZEA ALEGRE, grande, bela, FAMOSA... do Terço da Formiga, de GERALDO TETÉ tocando o seu HINO no sovaco; dos penitentes, dos reisados, do mineiro pau; da Rua do Capim, da Rua da Lagoa, Rua do Juazeiro, ou Rua da Baixa ( como falava minha tia MANOELA) DA Rua dos PIRUS... de seu ZÉ CHATO botando água nas casas de madrugada em um Jumento; das "Filhas de Maria" , e das "Mães Cristãs"...dos lindos "altares" nas casas de família para receberem Nossa Sra. no mês de maio. Do "Grupo Escolar", do PE. OTAVIO que enviuvou duas vezes e depois foi ordenado; das suas missas de madrugada; da AMPLIFICADORA , que todos os dias ia ao ar com belas músicas, mensagens; do Hotel São Raimundo da saudosa EMILIA DE ROMÃO, acho q o primeiro da cidade...; das renovações , das "dibuia de feijão", dos "adjuntos de arroz", da relevante "Festa do Arroz"... e tantas outras preciosas E saudosas "lembranças" , como fala a amiga ISABEL BITU, SEM FIM.
Isabel Vieira.










5 comentários:

  1. Faz tempo
    Que o tempo
    Não dá um tempo
    Pra te dar um bom dia
    Hoje amanheci feliz
    Por que hoje
    O tempo quis
    Mesmo sendo
    Um aprendiz
    Quero trazer alegria
    Dizer que em tu acredito
    Que sempre
    Escreveu bonito
    Tudo é belo é expedito
    E que não é utopia
    Agora pra concluir
    Antes que o computado
    Mande eu sair
    Eu quero aqui dividi
    Um pouco de fantasia. ..


    Fátima um bom dia,uma boa semana e saúde para todos.Um abraço para o poeta João.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei demais, quero saber se posso transformar em postagem. Vou já transmitir seu abraço ao poeta. Escreva sempre. A gente gosta muito de você.
      Fátima

      Excluir
  2. Fátima podes transformar em postagem tudo aquilo que vc gostar.Mesmo que metade da frase seja de Mané cachacinha,
    Várzea Alegre sempre alegre,"Várzea Alegre é natureza". Fui ,Sou e Serei, e tou com o João.

    ResponderExcluir