5 de outubro de 2014

O SÍTIO CARNAÚBAS - João Bitu

O SÍTIO CARNAÚBAS
 
 É um pedaço de chão fértil, produtivo e saudável situado no Município de Várzea-Alegre à encosta do Riacho do Machado, vertiginosamente belo e utilíssimo pela enorme riqueza das águas correntes que banham as margens verdejantes, quando das enchentes transbordantes durante o período chuvoso. É de uma riqueza imensurável que presenteia seus habitantes com muita alegria e felicidade em razão da farta produção agrícola e da pastagem abundante que alimenta os animais ali existentes.
 Aquele sítio fica situado entre as Lagoas e Juazeirinho no sentido Várzea-Alegre/Distrito do Canindezinho, próximo à Estrada Velha e Jatobá onde tremulava a folhagem nos famosos pés de Juazeiro, em número de quatro, com sombra convidativa para os transeuntes costumeiros que lá descansavam de suas caminhadas.
 Nas Carnaúbas, pois, foi onde POMPILIO VELHO testemunhou o meu nascimento que originou o surgimento de uma prole bem sucedida e estimada que veio a se chamar “A BITUZADA”, por determinado poeta em inspirada ocasião.
 ZÉ BITU – seu líder abençoado - era um homem de muita inteligência e sabedoria e até certo ponto um tanto introvertido, não se ligando ao “disse me disse” que de qualquer esquina par-
 tia, limitando-se ao repente habitual que lhe era instintivamente comum, contando-o na ocasião e local adequados.
Ao seu lado Dona Vicentina, a companheira virtuosa e dinâmica vigiava com rara competência a criação dos filhos a quem juntos davam educação a mais completa e primordial, incutindo neles com muito amor os princípios necessários ao dia de amanhã. Eram os dois, exemplos da mais perfeita grandeza e harmonia diante da prole constituída.
 Dona Vicentina tinha uma irmã chamada ZUCA, que nasceu na FURQUILA, uma moça muito dócil, bonita e prendada que foi morar conosco nas CARNAÚBAS, onde nos fez companhia por longos anos, até que contraiu núpcias com EURICO DUARTE, foi morar em sua própria casa e posteriormente migraram rumo a SÃO PAULO e outros lugares adjacentes nos quais permanecem até hoje os seus descendentes.
 Além deles, ali residiam os meus Tios Nonôe, Isa e Afonso Bitu descendentes de JOÃO ALVES FEITOSA BITU daquela gente que teve sua origem junto à enorme ramificação que habitava no Sanharol, oriunda dos sertões de Inhamuns.
 Antonio Alves Bitu, meu estimado Padrinho Nonõe, era um fumante inveterado, tinha sempre
seu cigarro de palha colocado atrás da orelha quando não estava tragando, vício que resultou levando-o precocemente à sepultura.
 Tia Isa – santa criatura – casada com Chico Chicô, morava num chalé muito bem acabado jun-
 to do famoso Coaçu que sombreava o passadiço e a cancela da manga dos BITUs. perto do Jaburu, paraíso agrícola do CEL.ZÉ VITORINO, cidadão muito rico da região. Era muito reli-
 giosa e asseada, razão porque era alvo de nossa ais acentuada simpatia.
 Afonso Bitu – o caçula daquela geração em vida – entre os quatro era o mais sacrificado eco-
 nomicamente, vítima ainda de uma viuvez inesperada tendo que assumir a criação de quatro
 filhos pequenos e sem recursos, coitado.
 Esta era a família Bitu que ocupava o nosso querido Sítio Carnaúbas ainda hoje estimado e
que jamais será esquecido em seus mais íntimos pormenores.
 Como morador ainda daquela doce localidade, ocupando um tosco casebre de taipa e,
 vivendo na mais absoluta pobreza, carregado de filhos, só ele e DEUS para criá-los, havia
POMPILIO JOSÉ DUÓ o meu inesquecível amigo, professor e poeta, a quem devo muito do pouco que consegui aprender no âmbito da poesia.
 Daria muito para voltar a vivenciar com aquela gente maravilhosa e saudável do adorável rincão onde fui feliz um dia. Adeus terras de meu coração, que DEUS as conserve em toda sua
magnitude. Um caloroso abraço gente de saudosa memória
 Que saudades daquela infância de glórias
 Quando e onde estas coisas se passaram
 E outros tantos fatos ocorreram
 Suscitando esta singela história
Que pra sempre guardarei na memória.
 Personagens e firmas verdadeiros
 Dos primeiros até aos derradeiros
 De que falo com toda sinceridade
 Com orgulho e muita propriedade
 Como são hábitos meus costumeiros!!.
 João Bitu

Um comentário:

  1. Fico altamente envaidecida ao ler essa bela descrição do sítio Caranaúbas onde meus pais começaram a vida...sendo dos filhos mais novos, não tive a honra de ali morar mas quero aqui exaltar e parabenizar o irmão João Bitu que cada vez mais enriquece o blog com seus belos escritos.

    ResponderExcluir