19 de abril de 2012

Falta diálogo e leitura - por fafá bitu

Tenho saudade demais das conversas, dos paparicados, ah minha tia Isa! Sr. Pompílio. João Bitu que o diga... e essas pessoas são muito sábias... Elas nos ensinaram o bom sentido das coisas sem malícia.

Dona Elisa, minha professora, me dava lição de como superar o que a gente não pode voltar atrás. Lembro ainda de suas palavras mágicas: "Vá em frente, Fafá, você tem jeito de gente inteligente. Leia muito e escreva mais ainda".

Ela me dava verdadeiras lições: "BEM é o contrário de MAL...MAU é contrário de BOM. MAIS é o contrário de MENOS, MAS é uma conjunção adversativa.

Ex: Não gosto de menino MAL educado. Dois MAIS dois são 4. Gosto das ponderações  de meu amigo Vicente MAS, ele demora muito a escrever por ser muito ocupado.

Admiro os " posts" de João Bitu onde ele nos dá certas lições ortográficas discretamente. Vou tentar postar mais lições, mas terei cuidado para não cansar o nosso querido leitor.

"Nossos ancestrais nos amavam demais e nós o amávamos também porque nossos pais nos ensinaram a assim ser e também não havia a força da televisão que para mim nada mais é que" LA BELLE AU BOIS DORMANT" (A BELA ADORMECIDA NO BOSQUE) que não nos deixa pensar, parece que estamos dormindo ou cochilando.

Acho que quem vivenciou outra época é um felizardo.

Quando ainda fazia a Faculdade de Letras, eu adorava nas férias trocar idéis com minha professora que não estudou Latim. Fui monitora na faculdade e me sentia feliz quando ela me pedia umas lições. E eu as passava com tanto carinho. Tive o grande orgulho de homenageá-la agora em 2012 por ocasião de seu centenário. Ela ficava toda orgulhosa porque eu dizia: " Mesmo não tendo estudando latim, a senhora escreve muito bem" E ela: "É força de muita leitura". (Dedico à professora e amiga Elisa Gomes Correia que me incentivou a ler e escrever)

2 comentários:

  1. Realmente o nosso passado é uma página que jamais poderá ser virada. Ainda hoje leio as coisas maravillhosas que nelas ainda estão escritas e experimento o renascimento de meu exisitir longíquo, ainda em letras legíveis.
    Os acontecimentos, amizades e vitórias de outrora, hoje orientam e engrandecem o nosso dia a dia. Porisso somos felizes.
    João Bitu

    ResponderExcluir
  2. Em tempo:-Quero dizer "que nela ainda estão escritas".
    Vale

    ResponderExcluir