18 de junho de 2011

OS DOIS FILHOS DE ANTÔNIO - Por Mundim do Vale.



Dois dos filhos de Antônio Costa, tinham idades e alturas muito próximas. Era Antônio Ulisses e Francisco das Chagas, que era conhecido por Chico Neném. Sendo que Antônio Ulisses era louro e comportado e Chico neném era moreno e danado.
Certa vez Antônio Costa arranjou com Acelino Leandro uma vaga na carpintaria para Chico Neném aprender a arte e não ficar solto na rua fazendo bagunça junto com nós.No começo até que ele tava dando certo, mas depois começou a bagunçar. Escondeu a muleta de mestre Elói, envernizou a cara de Antônio de Zequinha, jogou raspa de madeira nas gaiolas de Durval e trancou Osvaldo Batista dentro de um guarda-louças. Depois de receber uma série de queixas o jeito foi Acelino dispensar Chico por justa causa.
Dois dias depois Maria Zélia irmã de Chico Nenem foi falar com Acelino:
- Seu Acelino. Eu vim aqui pedir ao Senhor uma oportunidade para Francisco das Chagas. O Senhor sabe é melhor ele ficar por aqui aprendendo alguma coisa, do que ficar solto no meio da rua feito menino sem pai.
Acelino muito atencioso respondeu:
- Tá muito bem! Se for Francisco das Chagas pode trazer.
No dia seguinte Maria Zélia chegou com Chico neném. Quando Acelino viu arregalou os olhos e perguntou:
Espere! Esse Daí é Francisco das Chagas?
Chico Neném respondeu:
- É eu mermo! Derna de quando nasci.
- Maria Zélia, eu lamento muito mas não posso lhe atender não. Eu pensava que Francisco das Chagas era o louro.

Um comentário:

  1. Zé Gatinha, Chico Neném e Zé de Padim Bobô era turma de elite (Bagunceiros e Extrovertidos) de uma bela época de nossa inesquecível Várzea-Alegre.
    Bonne semaine !
    Carlos Airton

    ResponderExcluir