26 de agosto de 2012

A Grande Verdade Fafá Bitu



Se você quer saber a grande verdade de Fafá Bitu é fácil.Basta tentar entender  que  não tenho compromisso  com as coisas que escrevo Chego a me  cansar de pessoas que preferem o morno. Admiro aqueles que se ariscam a entender que falham. Eu sou cheia de defeitos. Acho que o grande problema das pessoas para comigo é que elas criam uma certa expectativa... que sou uma pessoa incrível, maravilhosa.: não me tenham assim. Tenho uma forte admiração por aqueles que seguem o coração. Gosto de quem se arrisca, gostaria de arriscar também mas tenho certas  limitações. Admiro sobretudo aquelas pessoas que agem pelo coração e não pela razão. Ser certinha não é um bom caminho, aliás está muito fora de moda.Acredito naquelas  pessoas  que  vão à luta em busca de um grande ideal.. Liberdade de ser, coragem de lutar pelo que quer. Sou uma mistura de simpática, estranha, chata, maravilhosa. Tenho muitos defeitos e algumas qualidades. Sou viciada em gente, em ter amigos e ser elogiada quando sei  que é um elogio sincero, aceito críticas numa boa também..Gosto de ficar sozinha para escrever as coisas que sinto porque vivo para sentir e não lamento ser assim. Tenho fama de ser  a pessoa mais animada nos eventos. Sou capaz de fazer alguém rir, mesmo quando está com vontade de chorar. Chego a ser o centro das atenções. É meu alimento: palavras confortáveis para quem está passando por um momento difícil. Meu coração é minha razão, e foi essa saída que encontrei para enfrentar esse mundo de uma maneira menos sofrida, menos triste para as pessoas que amo. Sou feliz assim..




4 comentários:

  1. Vanessa comentou...
    Tia Fafá, em muitas coisas seu texto pareceu a minha descrição, sem a pretensão de querer me comparar a uma pessoa tão significativa e ímpar quanto você. É motivo de muito orgulho e conforto saber que além do pai maravilhoso que tive em vida e continuo tendo hoje espiritualmente, posso contar ainda na minha formação com a referência de mulheres fortes, ativas, destemidas, à frente do seu tempo como Vovó Vicentina, Pipina, mamãe, minhas tias de um modo geral, e principalmente você, tia Fafá. Também tenho essa tendência forte de seguir o coração, o que me faz incompreendida por muita gente que deveria aceitar melhor as minhas escolhas. Mas qual a Bitu que precisa de aceitação em suas escolhas, qual de nós não é forte do tanto que a vida solicita? Somos bem amadas desde o berço pelos que nos educaram, há o culto do amor entre os nossos parentes, e embora passemos anos sem um encontro físico, nossas teias são fortes e bem entrelaçadas. Mas peço licença para discordar de alguns pontos do seu lindo texto: como não criar expectativas quando o assunto é Fátima Bitu? Cheia de limitações? Nunca a entendi assim, muito pelo contrário...Uma vez perto do meu vestibular, lembro como hoje, que papai me contou uma história envolvendo a senhora e vovô Bitu em Várzea Alegre e terminou dizendo algo assim: Fafá é meu exemplo de não conhecer limites... há 20 anos ouvi isso, era 1992 e eu estava morando em Fortaleza, desconcertada por estar longe de casa pela primeira vez. Ir em busca de um ideal, ser o centro das atenções, a mais animada nos eventos, liberdade, e principalmente coragem é tudo que pode de fato descrevê-la. Receba essa resposta como prova da minha admiração e respeito. E daqui mais um pouco, eu quero ser assim, grande feito a pequenininha tia Fafá

    ResponderExcluir
  2. Vanessa, sempre me refiro a minhas limitações com muito orgulho. Você não as conheceu, seu pai, sim. Hoje colho os frutos da coragem que Deus me deu e da ajuda dos pais e irmãos. Lembro de uma coisa que seu pai mandou me dizer: " Está mais que na hora, Fafá, de você fazer sua tão sonhada à França". Desde aquele momento decidi ir mesmo ainda muito fragilizada com a partida de seu pai e de Raimundo. Parece, Vanessa, que eles me deram força. Socorro ainda estava muito lúcida e um dia falou: " Vá logo essa viagem antes que eu me sinta culpada por você não ir". E fui, voltei em paz, tomei conta dela ainda por uns 8 anos. Acho que agora você entendeu porque falei em limitações. Fico muito orgulhosa de ver você por aqui, trocando idéias. Tânia lhe escreveu também aqui e aguarda resposta. Aliás a BITUZADA toda está muito feliz em ter lhe encontrado aqui. Notei que você tem muito de mim no que escreve e vice versa.Sua pequeninha tia Fafá.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lí as duas e me enchí de enorme orgulho. Vocês representam o pioneirisno cultural e semelhante disposiçao e coragem de ambas as famílias, como demonstraram nestas postagens acima.
      Na minha simplicidade quero me congratular com as duas.
      Quero também dizer de minha alegria por contar agora com a simpatissísima Vanessa neste Blogger da Fafá, para juntos enaltecermos as famílias dando-lhes maior evidência em nosso meio.

      Excluir
  3. Bom retorno, meu irmão, já estava com saudades, suas palavras energizam nosso cantinho virtual. Estou gostando das postagens de Vanessa, se não fosse tão ocupada, eu a convidaria para nos ajudar. Pode ser uma boa aquisição. Abraço Fafá

    ResponderExcluir