18 de agosto de 2012

Nossa Eterna Saudade


Raimundo Primo Macedo, o Raimundão ou o Primo ou simplesmente o  amigo...por onde passou!
Hoje, depois de secar as lágrimas por esse amigo e irmão, fiquei imaginando a cena do Raimundo chegando no Céu: que festa! Deve ter aprontado logo uma baguncinha boa com todo mundo como sempre aprontava por onde andava e por onde chegava! A eternidade deve ser pequena para contar tanta história engraçada na vida das pessoas que conviviam com ele em Fortaleza, em Portugal, em Belo Horizonte, por todo o canto por onde andou e por onde espalhou   o abraço fácil, as boas relações, a alegria e a graça, a capacidade de encantar e animar, a presença agradável e descontraída, a generosidade, a amizade...sempre. E imagino o abraço gostoso com que Jesus o acolheu  e o tom carinhoso com que lhe falou no ouvido:" Vem, bendito de meu Pai! Vem viver a felicidade plena que tanto buscaste! Vem, bendito de meu Pai, tu que testemunhaste meu amor e despertaste o amor por mim no coração de tantos jovens, no Brasil e em Portugal! Vem, Bendito de meu Pai!
E...tenho as minhas suspeitas que o Raimundão não deve ter largado esse abraço sem uma piada da hora ou sem encaminhar alguma programação legal...porque nem mesmo os longos meses de sofrimento vividos com serenidade e confiança lhe tiraram o bom humor e a alegria de viver!
Raimundo era o coroinha mais famoso e o chefe dos coroinhas da Paróquia de Nossa Senhora de Assunção na Barra do Ceará, em Fortaleza- Ceará. Morava ao lado da igreja e por lá se criou As histórias com a turma dos coroinhas já dariam um bom livro de casos engraçados na longa enciclopédia de histórias animadas que a vida do Raimundo compilou , mesmo sendo tão curta.Passou um ano ainda como seminarista em Belo Horizonte onde animou vários grupos do Movimento Encontro de Jovens do Shalom e onde fez grandes amigos.Foi ordenado padre no dia 02 de agosto de 1997 no Santuário de Nossa Senhora da Assunção.pela imposição das mãos de Dom Cláudio Hummes e partiu em missão para Portugal onde trabalhou na Evangelização da Juventude, na comunidade Shalom em Braga. Por lá ficou a marca da doação, do serviço apaixonado à Igreja, através da evangelização dos jovens, da amizade generosa e jovial, do entusiasmo e da criatividade. Voltou para a comunidade de Belo Horizonte onde trabalhou com os jovens por mais um tempo. Em 2006 saiu da comunidade Shalom para seguir outros rumos.Mas continuou sendo da Comunidade Shalom , nos laços de proximidade que sempre manteve na amizade que continuou cultivando e na colaboração que assumiu como membro do Instituto Eneagrama Shalom.
Nasceu no dia 24 de fevereiro de 1967 no sítio Coité em Várzea Alegre - Ceará. Faleceu no dia 16 de agosto de 2012. A festa continua no céu, agora sim, festa para valer, completa e sem fim! Continuamos unidos, Raimundão! Você é o primeiro padre da Comunidade Shalom a chegar ao " Shalom", na inteireza e na plenitude da vida, na paz, na harmonia! Curta a festa!
A Comunidade Shalom guarda com carinho e gratidão a sua presença tão querida entre nós, dá graças a Deus  pelo serviço que em vida dedicou à evangelização dos jovens e mesmo com o coração doendo, se alegra com você pela festa da sua chegada no Céu!
Pela Comunidade Shalom,
Domingos Cunha, CSh.



                                              NOSSA ETERNA SAUDADE!


4 comentários:

  1. Raimundo: sinônimo de paz, espalhou o bem por onde passou mas deixou-nos órfãos de seu carisma, de sua bondade, de sua presença tão amiga. Ficamos imaginando o encontro com sua mãe TEREZINHA e seu pai JÚLIO SALVIANO. Descansa em paz, amigo!
    A BITUZADA

    ResponderExcluir
  2. Muito me emocionou as palavras proferidas pelo padre, amigo e fiel a um amigo.
    Estava presente e senti como ele estava emocionado. Vi escorrer pela face lágrimas pelas quais demonstrava o sentimento por ele sentido. Falo que vi porque saber ver é sentir o que se olha, já dizia o escritor.
    Falar de Raimundo não me atrevo, não o conhecia como os demais que ali se encontrava. Dele, ficou a lembrança de que um dia tive a oportunidade e a satisfação de deixar minha marca no TEMPLO onde estaria ele recebendo as bênçaos de sacerdote. Infelizmente não fiz presente no momento, por motivos particulares.
    No entanto, através de uma amiga, Fátima Bitu; acompanhei toda luta para viver um pouco mais no convívio da família e amigos. Dizia Irmã Lúcia (minha irmã) que passou por esse drama: "Vou me submeter ao tratamento doloso, pois é covardia não se lutar pela vida"! Assim fez nosso bom RAIMUNDO.
    À família, aos amigos e a todos que com ele conviveram a minha solidariedade e o meu abraço fraterno.
    Fideralina.

    ResponderExcluir
  3. " Sua partida deixou uma eterna saudade
    Saudade de sua presença ao nosso lado
    Momentos de felicidade que passamos

    A despedida foi repentina e sem volta
    Hoje você esta na companhia de Deus
    E vive em nossas lembranças com amor

    A saudade maltrata, pois sua falta dói
    Apesar dessa falta sei que estas bem
    Sei que você alcançou a paz eterna

    Um dia nos encontraremos novamente e
    Essa saudade que hoje me faz chorar
    No momento desse reencontro sei
    Que nossas almas serão pura felicidade."

    Está fazendo muita falta.
    Saudades eternas....
    Tio Raimundo!!!!!

    Danielle e Natalia

    ResponderExcluir
  4. Danielle e Natália,

    Sei que a saudade está grande, é um vazio que se instala na gente, Procurem escrever, sejam bem vindas ao cantinho da Fafá. Gosto muito de vocês.

    ResponderExcluir