9 de agosto de 2013

A UM GRANDE PAI POR FAFÁ BITU


Dizem que ser mãe é padecer no paraíso e ser pai?

Ser pai é ser ZÉ BITU que sempre incentivou os filhos a estudar, trabalhar, batalhar por um futuro mais tranquilo...

...Essa coisa de encher os filhos de regalias é uma faca de dois gumes. O verdadeiro pai  deve passar a seus filhos desde a tenra infância a ideia de valorizar o SER esquecendo o TER.

Meu pai sempre foi uma pessoa muito simples, nunca valorizou grandes luxos e procurou passar o exemplo a seus filhos.

Sempre admirei isso no meu pai: aquela humildade carregando um feixe de lenha da bodega lá para nossa  casa...
...Talvez para fazer o percurso e rever os amigos naquela rua que ele tanto amava. Adorava servir: ia aos CORREIOS e pegava a correspondência daquelas pessoas que moravam no sítio e não tinham endereço postal.

Lembro de sua luta diária. Aos sábados tinha feira e as pessoas faziam fila para receber notícias dos familiares distantes. Vinha escrito no envelope: " AOS CUIDADOS DO SENHOR JOSÉ BITU RUA MAJOR JOAQUIM ALVES, 58".

Como ele tinha prazer em servir aos parentes e amigos. O senhor JOSÉ BITU foi um grande pai para os varzealegrensenses... Quem vivenciou a época, sabe disso muito bem.

3 comentários:

  1. Bonita e justa saudação a quem fez por merecer
    por tudo que lhe diz respeito: amor, honestidade, decência, honradez e humor.
    GRANDE ZEBITU!

    João Bitu

    ResponderExcluir
  2. É...

    Fátima e Cleide:

    Nossos pais foram maravilhosos. Naqueles tempos idos, eles tinham chances de se revelar em toda sua essência e sabedoria e nunca se escusavam a favorecer amigos e conhecidos pelos simples prazer de ajudar despretensiosamente.

    Abraços do

    Vicente Almeida

    ResponderExcluir
  3. João, bom poder contar com um colaborador assim mas senti nos telefonemas que você estava ansioso pelo retorno da baixinha invocada.
    Maria de Fátima

    Cleide, valeu a postagem do dia dos pais que você se garantiu...vejo agora que posso me ausentar de quando em vez. Abraço Fafá

    Fridda, obrigada pela força aqui no sou de varzea alegre. Abraço Fafá

    É...Vicente, a ajuda de papai era despretensiosa mesmo, quem o conheceu sabe disso muito bem. Estou voltando, abraço de Fátima

    ResponderExcluir