9 de maio de 2011

Homenagem Póstuma ao Saudoso Médico DR. JOSÉ IRAN COSTA - por Isabel Vieira

Um  dos maiores  BENFEITORES  do  “Torrão Amado”  de  Papai Raimundo.
Uma VIDA , que,  pelo seu grande  ‘‘ exemplo, “   CONTINUA , de forma expressiva e marcante,  na memória e no coração do povo varzeaalegrense.
Sua caminhada foi  pautada na  FÉ, na CORAGEM, na LUTA, no COMPROMISSO, na DIGNIDADE...
Seguindo  os princípios religiosos e as preciosas lições recebidos  dos pais tornou-se um   grande e respeitado líder no seio da família. Revelou-se como um dedicado esposo, um devotado pai,   um adorado irmão...
Viveu e exerceu com intensidade o  sacerdócio da MEDICINA ;  sem temer;   nem mesmo esmorecer , desanimar,  diante dos diversos  impasses impostos pelo  ofício no dia  a dia.
Um competente e  abnegado  cirurgião.  Sua missão foi além de Várzea Alegre.
Vários foram os desafios por ele abraçados;  as adversidades por ele enfrentadas;   os obstáculos por ele superados;   bem como ,  os sonhos realizados;  as vitórias conquistadas quer na área da SAÚDE;   quer no segmento SÓCIO/ EDUCACIONAL ;   quer   na administração municipal  quando  PREFEITO;    tudo no intuito de proporcionar melhorias, benefícios,  progresso   para a população da sua terra.
Sou  testemunha  do seu “ BRILHANTE”  trabalho frente ao Colégio São Raimundo Nonato,  no cargo de DIRETOR.  Embora fosse graduado  e com especializações no campo da   MEDICINA; desempenhou com extrema sabedoria, capricho e retidão  todas as atribuições inerentes à função  que lhe foi confiada como educador.  Sempre buscando e oferecendo ,  juntamente com o corpo DOCENTE   e demais AUXILIARES ,  num  clima de  total entendimento, respeito  e harmonia ,   o  “MELHOR” que houvesse   em prol da formação sócio/cultural daquela juventude, que naqueles bancos escolares, alicerçava  o seu crescimento pessoal, objetivava conhecimentos para o seu futuro profissional.   À época,  sob os seus criteriosos cuidados , dedicação ,  somados ao apoio e empenho de toda a equipe que  o assessorava,  a renomada ESCOLA experimentou um excelente funcionamento. Viveu momentos “ áureos”, o que jamais será apagado das nossas mentes.
Recordo com imensa alegria e reconhecimento  :   ainda estudante cursando o terceiro ano pedagógico naquele colégio, tive a honra, de, pelo digno diretor,  DR. JOSÉ   IRAN  COSTA, ser convidada a integrar o  corpo docente daquela  Instituição Educacional. 
Mereci  a  sua confiança para lecionar a matéria , GRAMÁTICA DA LINGUA PORTUGUESA ;   fato este que me deixou bastante  feliz;    muito me orgulhou , me favoreceu financeiramente,  e , sobretudo, me  fez CRESCER  como prosfissional e como pessoa humana.. 
Foi o meu primeiro contrato de trabalho na iniciativa privada. Uma atitude tamanha , pela qual ,  guardo uma eterna GRATIDÃO...  
Ao longo dos caminhos percorridos, em seus RASTROS, ficaram registradas diversas e notáveis AÇÕES de cidadania.
Esse ILUSTRE varzeaalegrense,  em toda a sua jornada,  cativou fortes e verdadeiras amizades nas mais variadas camadas sociais.

Hoje, reconhecendo os seus valiosos MÉRITOS,  com muita JUSTIÇA,  num gesto de gratidão,  a nossa  sociedade  homenageia-o  registrando com o seu nome a nova INSTITUIÇÃO DE ENSINO  que ora se inaugura na cidade,    cuja denominação será  ESCOLA PROFISSIONALIZANTE  DR. JOSÉ IRAN COSTA.   LOUVÁVEL  determinação .
Uma  “HISTÓRIA”  ... que se perpetuará na vida dos seus conterrâneos e amigos.

Pena que  ele partiu  do nosso  convívio... !  INDA CEDO...!   Atendeu  à  vontade do PAI...!

Que na nova morada, esteja  vivendo as maravlhas  do " REINO DE DEUS  !!! "
" Acreditamos..., ao SENHOR,  pertence tudo;   o que ELE fez,  ELE fez foi por AMOR ."
Um grande  ABRAÇO  a toda   FAMÍLIA!

ISABEL VIEIRA DE OLIVEIRA SILVA      -  JUAZEIRO DO NORTE,CE,  04.05.2011

2 comentários:

  1. Quando eu morava em Várzea Alegre era costume se sentar na calçada, não havia violência... Eu morava na MAJOR JOAQUIM ALVES(gravem bem esse nome!) via-se de tudo: a passagem para o Colégio São Raimundo, para a igreja, para o cemitério... Sabia-se de tudo, quem nasceu, quem chorou, quem morreu, quem chegou...e eu ficava observando tudo. Foi aí que aprendi a analisar as pessoas. Há uma que marcou muito essa temporada: DR. JOSÉ IRAN COSTA. De casa para o consultório/hospital, Colégio São Raimundo; esse homem de cara fechada e poucas palavras fez tanto pela minha Várzea Alegre. Impossível esquecer suas boas ações. Lutou demais em prol dos seus conterrãneos queridos.
    Exemplo de perseverança e de fé em tudo que fez ... Símbolo maior na luta pela permanência do Hospital Santa Maria que tanto sonhou mas não realizou. Ser médico já desgasta muito, imagina médico político de uma cidade de interior. Jamais esquecerei do seu empenho pelo Colégio São Raimundo. Valeu, Dr. Iran, de poucas palavras e grandes ações. Nossa cidade parou para ver a sua última passagem e como foi bonita a sua despedida!
    " Há homens que lutam um dia e são bons.
    Há outros que lutam muitos dias e são melhores.
    Há os que lutam anos e são EXCELENTES.
    Mas ... há os que lutam toda a vida e estes são imprescindíveis." (Palavras de Dr. Iran Costa)

    ResponderExcluir