16 de maio de 2011

Relato de uma vida



Foi em Várzea Alegre que tudo começou.Meus pais nasceram lá, se conheceram, casaram, tiveram 12 filhos. Em 1954 nasceu a sementinha perturbadora chamada Maria de Fátima Bitu. Até os 2 anos eu  tinha as pernas da minha mãe e caminhava normal mas exatamente no mês de maio veio a poliomielite  que quase tirou a alegria de viver de meus pais. Tentei ser forte e fui à luta, não deixei que ninguém atrapalhasse meu sonhos. Estudei com Dona Elisa Gomes Correia que me deu grandes lições de coragem para vencer certos desafios. Ela era paralítica mas tinha um força interior muito grande e me ensinou a não vacilar  diante das dificuldades. Ao lado da minha casa, tinha também a professora Iracy Bezerra de Morais que também  me passou grandes lições de sabedoria e bondade. No Ginásio São Raimundo Nonato tive o primeiro contato com a língua francesa através da professora Aniete Ferreira Rolim. Como se não bastasse essas três professoras maravilhosas, ainda visitava muito a biblioteca da prefeitura, onde tive oportunidade de boas leituras.(Nesse tempo as pessoas tinham tempo para ler). Nessa época não havia televisão nem internet. Acho que o maior embasamento cultural deve-se a tudo isso. Por que então não valorizar a terra onde comecei a minha vida estudantil?
Aos 18 anos uma fada madrinha chamada Isabel Bitu, minha irmã me trouxe a Fortaleza para conhecer o mar. Acho que havia outra intenção além do mar. Foi muito emocionante.... numa festa de aniversário um médico ortopedista  me encorajou a fazer uma cirurgia na perna que me fez passar um ano sem estudar. Troquei a sala de áula e os livros pelas clínicas ortopédicas e clínicas de fisioterapia. Voltei para Várzea Alegre levando um troféu para meus pais: o aparelho ortopédico  que me deu condições de caminhar melhor sem tantas quedas.Depois vim á Fortaleza para continuar meus estudos. Fiz Letras/ Francês na UFC. Quando colei grau já havia uma proposta de emprego no Centro de Línguas - IMPARH onde estudei e trabalhei durante 25 anos como professora de Francês. Nunca tive grandes luxos, não gosto mesmo. Passei a vida inteira me preparando para fazer a tão sonhada viagem à França que aconteceu em 1999. A coragem e a vitória de fazer um curso de verão em Paris de onde guardo as melhores recordações, tendo a oportunidade de conviver com estudantes russos, italianos, gregos, espanhóis, poloneses e japoneses falando o idioma mais bonito do mundo: o francês. Andar sozinha pelas ruas de Paris e Lisboa sem medo do trânsito e da violência e me achando a pessoa mais saudável desse mundo. Só tenho motivos para ser feliz: a família, os alunos que foram meu instrumento de trabalho que exercia como se fosse um lazer. Ainda hoje recebo homenagens as mais diversas. Justamente no dia 13 de maio de 2011 recebo o comunicado de minha aposentadoria.As pessoas cismam com esse nome mas eu não estou parada, faço tradução.Tenho que agradecer a Deus por estar saudável e poder tomar conta da minha casa que amo e receber meu bom círculo de amizades: aquelas pessoas que são comprometidas com meu objetivo de vida aos 57 anos: SER FELIZ E FAZER OS OUTROS FELIZES.

Fátima Bitu

10 comentários:

  1. Pas exactement parfait mais c´est toute ma vie qui est là. Je t´en remercie,
    Fafá

    ResponderExcluir
  2. Vida exemplar,Fafá. Você é uma valorosa amiga e conterrânea.
    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  3. Paulo,
    Você faz parte dessa minha história, com algumas lacunas mas faz....morávamos na Major Joaquim Alves, eu apartava tanta briga sua com Zezê, depois já em Fortaleza fomos colegas de cursinho na Imperador, lembra? Hoje sou sua fã número 1 mas só nos falamos virtualmente. Vc tb tem uma vida exemplar e é um amigo de valor, tenho orgulho de você, viu? Grande abraço,
    Fafá

    ResponderExcluir
  4. Um belo relato de uma vida regada de lutas e vitórias!!!
    Beijos grande mulher, minha amiga Fafá....

    ResponderExcluir
  5. Realmente,Klébia, muitas lutas mas também grandes vitórias. Obrigada,
    Fafá Bitu

    ResponderExcluir
  6. É...

    Fátima:

    Sua trajetória é iluminada pela vontade ferrea de descobrir novos horizontes. Reagindo a todas as intempéries e transformando dificuldades em grandes vitórias. É cheia de milagres nos quais você contribuiu 99,999999% para que se realizassem.

    O que me chamou a atenção em especial na foto foi o seu cabelo, sempre curtinho dos quinze aos 57.

    Um grande abraço

    Vicente Almeida

    ResponderExcluir
  7. Pois é, Vicente, eu precisava reagir e enfrentar os obstáculos por uma razão muito forte: o olhar de meus pais querendo dizer: "Estamos aqui para lhe ajudar sempre" Depois que eles partiram..precisei ser forte mais ainda porque havia uma pessoinha que precisava muito de minha força e você sabe muito bem de quem falo. Em todos os momentos dificeis havia sempre uma razão mais forte para eu reagir. Eu não podia vacilar. Sobre as fotos tento mostrar como eu era e como sou agora. Acho que não mudou muita coisa, o cabelo curto é uma característica bem minha. Gosto assim. Um grande abraço,
    Fafá

    ResponderExcluir
  8. Fafá,você é uma pessoa querida por todos nós,pelo o exemplo de coragem e determinação que passa pra gente.

    ResponderExcluir
  9. Rolim, eu estava comentando com Zezê um dia desses: me admiro do seu carinho para conosco.Apareça sempre e obrigada, viu? Gostamos muito de você. Abraço.

    ResponderExcluir