14 de março de 2012

Orgulho de ser sexalescente - por Fafá Bitu

Faço parte de uma novas faixa social: a das pessoas que se aproxima dos 60/70 anos, me  orgulhando de ser  sexalescente. Enquanto muitos rejeitam a idéia de se aposentar eu aceitei de bom grado e curto plenamente cada dia sem medo do ócio ou solidão Ainda hoje recebi uma proposta para treinar intérpretes na COPA DO MUNDO. Tem tanto professor novo precisando dessa oportunidade e eu passo a bola para eles que tão brilhantemente se dedicaram ao estudo da língua francesa.Trabalhei muito e com muita dedicação, tive um clientela rara: pessoas que amam a cultura francesa e estavam ali para aprender e/ou aprimorar a língua mais suave do mundo. Acho que cumpri minha missão, já era tempo de me afastar e dar lugar a tantos outros que estão terminando a faculdade brilhantemente e ansiosos para trabalhar. Tudo tem seu tempo. Hoje quero mais é ler, fazer traduções, curtir minha casa, minha família, os amigos, tout quoi! Não pensem que estou parada no tempo,. ao contrário do que muita gente pensa estou muito viva.estou estreando uma idade que não tem nome. Trago décadas de experiência de fazer a minha vontade.
"....Esta mulher sexalescente sobreviveu à bebedeira de poder que lhe deu o feminismo dos anos 60. Naqueles momentos da sua juventude em que eram tantas as mudanças, parou e refletiu sobre o que na realidade queria.Algumas optaram por viver sozinhas, outras fizeram carreiras que sempre tinham sido exclusivamente para homens, outras escolheram ter filhos, outras não, foram jornalistas, atletas, juízas, médicas, diplomatas, intérpretes, tradutoras... Mas cada uma fez o que quis : reconheçamos que não foi fácil, e no entanto continuam a fazê-lo todos os dias.
Hoje, as pessoas na década dos sessenta, como tem sido seu costume ao longo da sua vida, estão estreando uma idade que não tem nome. Antes seriam velhos e agora já não o são. Hoje estão de boa saúde, física e mental, recordam a juventude mas sem nostalgias parvas, porque a juventude ela própria também está cheia de nostalgias e de problemas.
Celebram o sol em cada manhã e sorriem para si próprios...
Talvez por alguma secreta razão, que só sabem e saberão os que chegam aos 60/70 no século XXI!"
(A segunda parte destacada foi extraída de um texto que recebi por e-mail e me inspirou a criar essa postagem)

Um comentário:

  1. Eis aí uma felicíssima opção. Tomada de posição tão honrosa quanto admirável que vem agora de ser escrita com entusiasmo por você mesma alegre, convicta e consciente de como são as coisas desta vida, enfim, maravilhosa.
    Parabéns,
    João Bitu

    ResponderExcluir