13 de julho de 2011

14 de julho de 2011 em Paris -

14 de julho 2011 em Paris ( Por paris à la carte)

Paris se prepara para uma grande festa!
O 14 de julho é uma data histórica e símbolo da república francesa.
Atualmente, o 14 de Julho é comemorado com uma grande festa nacional.
Em Paris, o dia começará com um grande desfile militar equivalente ao nosso do 7 de Setembro.
Programa do desfile:
AS 10 horas: chegada do presidente da republica Nicolas Sarkozy no palanque da Champs Elysées
- 10h20 Homenagens ao chef do estado Francês.
- 10h35 : Inicio do desfile aério com 54 avioes de guerra
- 10h50 : Inicio do desfile das tropas aéria
- 11h35 Inicio do desfile ds tropas à cavalo e motorizadas
11h40 : Desfile de fechamento aério com 30 helicopteros
11h45 : Coral na praça da Concordia com animaçao dos bombeiros de Paris
12h00 : fim do desfile.
Durante a tarde em diversos pontos da cidade haverá comemorações.
A partir das 17hs, o SOS Racismo estará organizando um grande show gratuito no Champ de Mars denominado “concert de l’égalité” (show da igualdade)
Estarão presentes en cena:
Julian Perretta, Raggasonic, Bénabar, William Baldé, Grace,Ynnic Noah, Neg’Marrons, HK & les Saltimbanks, Youssoupha, Nolwenn Leroy, Soprano, Michel Delpech, Grégoire, Judith, Irma, Joyce Jonatha, Shy’m, Pascal Obispo, Kassav’, Sherifa Luna, Abd Al Malik, Wallen, Idir ou encore  Tiken Jah Fakoly além de outros.
As 23hs,  o tradicional fogo de artificio (com duração de 30 min) encerrará em grande estilo,  as comemorações desta data.

Se você quer assistir aos fogos de artificio, os melhores pontos são praça do Trocadeiro,Place de la concorde,  pontes Bir-haken e Grenelle.

*************************************************************************
Paris é uma Festa no 14 de julho!
Dedico esta postagem aos ex-alunos, àqueles que admiram a cultura francesa em geral a meus colegas professores que já tiveram a oportunidade de assistir essa bela festa cívica e sobretudo àqueles que um dia terão a honra de vê-la de perto. O passado histórico  na França é muito respeitado. 
LIBERTÉ, ÉGALITÉ, FRATERNITÉ
Fátima Bitu

4 comentários:

  1. FAFÁ, essa data ficou gravada na minha mmemória, para nunca mais se apagar...Quando cursava a terceira série ginasial tive a honra de ser aluna de DR. OTO OTONI em HISTÓRIA GERAL....e essa data ele nos repassou com muita ênfase, muito entusiasmo.. data festiva na FRANÇA, em que se comemora a " QUEDA DA BASTILHA", salvo engano...acho que é o dia da INDEPENDÊNCIA..daquele pais...é mesmo???? Ele escreveu com giz naquele quadro negro que existia e em letras maiúsculas em todo o tamanho da lousa pra gente nunca mais esquecer...14 DE JULHO DE 1789 e inda acrescentou : o final do ano é uma seguência- 7 8 9 - Repetiu várias vezes e exigiu nas provas...Era um GRANDE e DEDICADO professor.., bem como, a sua esposa, DONA ELITA OTONI. FELIZMENTE fui aluna dos dois e com eles aprendi MUITO.

    ResponderExcluir
  2. Pois é, Isabel uma lição dada com tanta ênfase, muito entusiasmo, a gente jamais esquece.14 de julho: data festiva na FRANÇA, em que se comemora a " QUEDA DA BASTILHA", é a festa cívica dos franceses.14 DE JULHO DE 1789. Uma lição inesquecível que hoje você revê na página da sua conterrãnea Fafá

    ResponderExcluir
  3. Fico muito feliz em reviver "aquele inesquecível momento estudantil", de tempos idos e vividos, aqui na sua págima, também postado e divulgado com todo empenho, todo entusiasmo, de maneira mais atrativa, mais ilustrada , mais moderna.....

    ResponderExcluir
  4. Pois é....Isabel, meu objetivo é divulgar e esclarecer. Obrigada pela atenção SEMPRE,
    Fafá

    ResponderExcluir