13 de julho de 2011

Festa national - 14 de julho

A 'Bastilha' (em francês: Bastille), mais conhecida por ter sido uma prisão - assim funcionando desde o início do século XVII até o final do século XVIII - foi inicialmente concebida apenas como um portal de entrada ao bairro parisiense de Saint-Antoine, na França, motivo pelo qual era denominada Bastilha de Saint-Antoine. Encontrava-se onde hoje está situada a Place de la Bastille ("Praça da Bastilha") em Paris.
Ficou conhecida por ter sido o palco do evento histórico conhecido como a Queda da Bastilha, em 14 de Julho de 1789, o qual aliado ao Juramento do Jogo da Péla, está entre os fatos mais importantes do início da Revolução Francesa.
O evento foi grandiosamente comemorado exatamente um ano depois (em 14 de Julho de 1790) na pomposa festa que ficou conhecida como a "Fête de la Fédération" (A Festa da Federação). A data tornou-se feriado nacional na França, sendo comemorada anualmente. É popularmente chamada de "Dia da Bastilha", apesar de na França denominarem-na "Fête Nationale" (A Festa Nacional).
Em novembro de 1789 a Bastilha foi totalmente demolida.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Esclarecendo, atendendo a um pedido da amiga Isabel Vieira, com carinho,
Fátima Bitu

Um comentário:

  1. Sua bela postagem me fez voltar aos inesquecíveis tempos de estudante no Ginásio São Raimundo Nonato, terceira série ginasial, estudando História Geral com DR. OTO DE OTONI CARVALHO.Lembro com intensas saudades de como estudei, como me dediquei,como decorei esse capitulo da História Francesa, sua REVOLUÇÃO, a QUEDA DA BATILHA...
    Muito grata pelo carinho dos esclarecimentos...

    ResponderExcluir