4 de janeiro de 2012

Chegou o grande dia - por Fátima Bitu


O grande dia chegou,  parece até que eu ia debutar e fico me perguntando: onde foram parar todos esses anos? Ainda me sinto aquela menina assustada pedalando contra o vento em direção à escola enfrentando colegas da pesada mas colegas solidários que me ajudavam na subida da ladeira...ainda tenho muito daquela menininha que estudou com Dona Elisa Correia no EDUCANDÁRIO SANTA INÊS ... ainda sou aquela professorinha ingênua  enfrentando sua primeira turma. Ainda sou aquela irmã aflita que viu seus irmãos saírem para estudar fora e eu sabendo que não teria a menor condição de sair de perto de meus pais. Passei batido pela tal crise dos 30, pois estava ocupada demais lutando pela sobrevivência. Os 40 eu alimentei o sonho da famosa viagem à França. Os 50 me encontraram já cuidando da minha irmã com Alzheimer. Fiquei tão absorvida diante de tanta responsabilidade que nem notei a passagem da menopausa nem criei expectativa em relação à aposentadoria.
Agora aos 58 anos, me pergunto onde está a coroa que eu esperava ser nessa idade e onde se escondeu aquela jovem sonhadora que me olhava do espelho todas as manhãs.
Enfrentei algumas  reformas ortográficas...não me interessava pela informática  até quando fui fazer um curso de verão na França e me deparei com a linguagem da net. Foi um grande sacrifício na época pois eu não era muito chegada.
Não me sinto diferente do que era há alguns anos, continuo tendo sonhos, projetos, faço minhas caminhadas matinais com minha irmã Zezê,  me alimento moderadamente e durmo bem, gosto de  música, leio muito e faço viagens para  lugares que um dia sonhei conhecer.Desde que me aposentei como professora de francês, faço tradução quando me é conveniente e o assunto me interessar...
Cuido de mim, da minha aparência, deixei de usar óculos(13 e 15 graus) graças à famosa redução de miopia. Há marcas do tempo, e não somente rugas e os quilos a mais, mas também cicatrizes na perna esquerda vitimada da poliomielite.


Meus 57 anos?

Mais um saldo  positivo, com algumas dúvidas e apenas uma certeza: tenho mais passado que futuro procuro viver  o presente intensamente, de nova idade e já me sentindo com 60 anos.


                                          Peço PAZ e muita serenidade


Concedei-me, Senhor,
a serenidade necessária
para aceitar as coisas
que não posso modificar...


coragem para modificar
aquelas que posso
e sabedoria para distinguir umas das outras.

4 comentários:

  1. Se você já se sente sexagenária, imagine eusinha..............

    ResponderExcluir
  2. Uma futura sexagenária sim, gloriosa e possuidora de grandes êxitos, orgulho para sí e para seus familiares. Um abraço de seu irmão que está à beira dos oitenta. Eta Jesus Bom!
    João Bitu

    ResponderExcluir
  3. Fridda, eu já me sinto uma sexagenária muito feliz...dois anos passam muito rápido. Estou quase lá.

    ResponderExcluir
  4. João, estou mais perto dos 60 que você dos 80.Você tem muito mais glória que eu, estava comentando com Luizinho a possibilidade de você lançar seu livro nessa época. Que tal, poeta?

    ResponderExcluir