5 de fevereiro de 2012

Aplausos para DONA ANA

Bordados para ajudar o próximo
O Natal é tempo de felicidade, confraternização, magia e doação. De partilhar o amor, a esperança e estender os braços em solidariedade. Quem nunca esquece disso é a dona de casa Ana Cavalcante. Aos 92 anos, ela promove, todo fim de ano, um bazar beneficente e uma festa para idosos no município de Pedra Branca, sua terra natal. Nas horas vagas, ainda dá curso de bordado em associações sem fins lucrativos.
Toda essa disposição, segundo Ana, é o resultado de estar sempre ajudando ao próximo. Durante o ano inteiro, ela se prepara bordando sem parar delicados trilhos de mesa, almofadas, panos de prato e toalhas para fogão, tudo com um objetivo bem especial. Cada trabalho que finaliza é guardado com carinho para ser vendido, apenas no mês de dezembro, durante o bazar que realiza em sua própria casa. Todo o dinheiro arrecadado com as vendas é revertido para o Centro Regional Integrado de Oncologia (Crio), que atua na prevenção e no tratamento do câncer.
Ana se diverte quando lembra que, meses atrás, amigas de suas filhas tentaram comprar algumas das toalhas prontas. "Não vendo antes, prefiro deixar tudo para o fim do ano!", ressalta com um sorriso de quem sabe como fazer o bem.
Já que o encontro acontece perto do Natal, Ana produz não somente peças tradicionais de uso doméstico, como também opções com motivos natalinos. "Todas as criações levam na etiqueta o nome Mãos de Ana, uma marca do bem. O xodó do bazar sempre são os paninhos de prato. Se faço cem, vendo todos rapidinho", comemora.
Há quatro anos, a iniciativa se repete com sucesso e orgulha os nove filhos que sempre levam os amigos para comprar os bordados feitos com capricho pela mãe. "Aos poucos, a coisa foi crescendo e, hoje em dia, a casa fica cheia de gente que realmente gosta de ajudar a quem precisa".
Esse ano, o Bazar Beneficente Mãos de Ana acontece no dia 11 de dezembro, a partir das 17 horas e, só termina, quando as últimas peças forem vendidas.
Sentada na cadeira de balanço, onde passa a maior parte tempo, em meio de linhas vermelhas, verdes e azuis, Ana Cavalcante diz não ver a hora de vender o artesanato de um ano inteiro para doar e dar início a próxima produção.



Fonte - DIÁRIO DO NORDESTE         
27/11/2011

Um comentário:

  1. .. Ai eu disse:

    Muito linda.

    Postagem digna de ser reproduzida. Pessoas assim precisam ser conhecidas, principalmente se tem 92 aninhos.

    ResponderExcluir