4 de fevereiro de 2012

Definição de filho por José Saramago

"Filho é um ser que nos foi emprestado para um curso intensivo de como amar alguém além de nós mesmos, de como mudar nossos piores defeitos para darmos os melhores exemplos e de aprendermos a ter coragem. Isto mesmo ! Ser pai ou mãe é o maior ato de coragem que alguém pode ter, porque é se expor a todo tipo de dor, principalmente da incerteza de estar agindo corretamente e do medo de perder algo tão amado. Perder? Como?  Não é nosso, recordam-se? Foi apenas um empréstimo".

Concordo plenamente. Meu pai dizia muito isso: " A gente cria os filhos com tanta coragem e depois vê cada um partindo para estudar fora, trabalhar, casar....mas a pior partida foi a de Luís Bitu que foi tirado do nosso convívio muito cedo e de forma brutal. Ele chorava mas pedia que a gente se conformasse. " PERDER? ELE NÃO ERA NOSSO, ERA APENAS UM EMPRÉSTIMO". Meu pai além da dor de perder um filho tão jovem, ainda encontrava um jeito de nos consolar.Essa definição de José Saramago é demais: " SER PAI OU MÃE É O MAIOR ATO DE CORAGEM QUE ALGUÉM PODE TER, PORQUE É SE EXPOR A TODO TIPO DE DOR, PRINCIPALMENTE DA INCERTEZA DE ESTAR AGINDO CORRETAMENTE E DO MEDO DE PERDER ALGO TÃO AMADO."

2 comentários:

  1. Fafá, perdi uma irmã com 29 anos de idade. Meu pai chorou sua partida por longos anos. Um dia lhe fiz a seguinte pergunta: Papai, faz tanto tempo e o senhor ainda chora ao falar em Creusa? E ele respondeu:" minha filha, já perdi pai, mãe e muitos entes queridos, mas a perca de um filho é incomparável"!E mesmo assim nos encorajava e nos consolava. Não sei se fugi do tema. Mas concordo também com a filosofia de seu Zé Bitu.

    ResponderExcluir
  2. Fridda, você não está fugindo do tema. Luís tinha apenas 28 anos e foi uma morte cruel demais. Papai sofreu muito e dizia que a maior dor que sentiu na vida foi essa. Fiquei muito revoltada na época e ele me fez voltar à faculdade e fazer o estágio com essas palavras: " Seu irmão não volta mais, lembre do esforço dele lhe levando ao colégio". Engoli em seco. Na formatura seus amigos estiveram presentes fazendo o tão sonhado brinde: " Eu não me interessei de estudar mas Fafá vai se formar por mim". Essa foi a minha salvação.

    ResponderExcluir