14 de outubro de 2012

Homenagem ao Professor - por Fafá Bitu




O verdadeiro professor é aquele que orienta você na trilha da vida, propondo paz, fazendo comunhão, despertando sabedoria. É ainda aquele que estende a mão, inicia o diálogo e encaminha para a aventura da vida. Não é só aquele que ensina fórmulas, regras, raciocínio, mas o que questiona e desperta o aluno para a realidade . Não é só aquele que transmite seu saber mas aquele que desperta o saber no discípulo. Mestre para mim foi você, Dona Eliza: professora amiga que soube me estimular desde cedo a enfrentar o preconceito e obstáculos que a vida nos impôs...sua presença física e seu saber me diziam tudo: "Maria de Fátima, sua ternura de criança/ adolescente, seu saber, sua força de vontade já me mostram que você será uma vencedora na escola da vida. " Obrigada, Dona Eliza Gomes Correia, jamais esquecerei de suas lições..





Iracy Bezerra de Morais:  a grande alfabetizadora de Zezê que  também a preparou para o famoso exame de admissão. Era uma sala de áula diferente. Seus filhos eram também seus alunos e nos tornávamos todos uma só família como ainda somos até hoje. Ela era também madrinha de Zezê, assim como Luís Sergio(Serginho) era afilhado de meus pais.  Nossa eterna saudade,

Fafá e Zezê



No Grupo Escolar José Correia Lima, fui aluna de Leonarda Bezerra do Vale - Dadá Piau. Aquela professora  séria, fechada  que nos ensinava a conta de dividir, multiplicar. Assim como  no seu jeito sisudo de ser nos dava lições de civismo. Antes de entrar na sala, ficávamos em fila para ouvir e cantar o HINO NACIONAL. Hoje somos grandes amigas e nas poucas vezes que nos encontramos, trocamos idéias e dividimos nossas experiências de filhas e irmãs cuidadoras. A você, Dadá Piau, todo o meu carinho


Cursando a quinta série no Ginásio São Raimundo Nonato obtive de  Dona Aniete Ferreira Rolim,  a primeira lição de Francês que não esquecerei jamais."Après um mois et demi de delicieuses vacances, me voici de nouveau entre  mes professeurs et mes camarades".Obrigada, Dona Aniete por ter despertado em mim o gosto pela língua mais suave e culta desse mundo.





Nenhum comentário:

Postar um comentário