14 de outubro de 2012

TRIBUTO A DONA ELIZA GOMES CORREIA - por Isabel Vieira





TRIBUTO A DONA ELIZA GOMES CORREIA NO SEU CENTENÁRIO
UMA  “ MULHER DE AÇO E DE FLORES”

Não mais entre nós, porém na Glória de DEUS!  Com certeza, entre aplausos, cânticos   e homenagens celestiais, dona Eliza Gomes completou  100 anos em 09.01.2012.  Um  abençoado  centenário!!!
Sua  vida..., uma dádiva preciosa  das  mãos do SENHOR! Digna  da nossa  admiração, todo respeito  e gratidão...
Dona Eliza, bem  criança, foi acometida por uma grave  poliomielite que a abalou enormemente,  deixando-a paraplégica, impossibilitada, portanto,  de locomover-se naturalmente. Com o carinho, apoio e cuidados dos pais foram tomadas as providências de  remediação, tratamento; à época,   insuficientes, precários para a situação. Embora, doravante, sua vida condicionada a referidas sequelas, às fortes consequências; nada a fez desanimar, esmorecer, fracassar, parar...
Destemida e confiante,  buscou nas suas fragilidades:  coragem, otimismo, ânimo,  meios para abraçar os desafios, tocar os obstáculos , vencer as adversidades, realizar seus objetivos . Estudou  até os limites e condições que lhe foram possíveis. Com muita força de vontade, concluiu o curso primário.
Natural de Iguatu,  Dona Eliza, inda muito jovem,  por força das circunstâncias, sobretudo, a orfandade dos pais e a consequente  necessidade de trabalhar, deixou, saudosamente, sua terra natal e seus familiares.  A convite do primo Ildefonso Correia Lima, conhecedor do seu potencial, veio para Várzea Alegre e começou a lecionar  no sítio PANELAS  enfrentando com todo esforço e dedicação os mais variados percalços como professora rural.
Mulher talentosa, decidida, sonhadora. Uma guerreira imbatível, autêntica.
Anos depois, voltou a residir na  cidade. Como professora, fundou, ensinou e administrou, por vários anos,   o notável, eficiente e inesquecível EDUCANDÁRIO SANTA INÊS. Um real “canteiro de esperanças”,  para o qual,  os pais, com total confiança,  encaminhavam seus filhos à busca do ensino primário, das primeiras lições de cidadania. Na respeitada Escola, referidos alunos alicerçavam os seus caminhos rumo a um futuro seguro e promissor.
Impossível de se precisar o número de estudantes que aos seus ensinamentos, à sua notável docência,   foram direcionados, por ela preparados para o ingresso ginasial. Somam-se centenas.
Hoje, entre eles, encontram-se  excelentes profissionais em diferentes segmentos sociais,  ocupando as mais  diversas e ilustres posições  dentro do mercado de trabalho por todo o nosso BRASIL; alguns até no exterior.
Por trás do seu estilo rigoroso e autoritário de ensinar/educar,  uma enorme responsabilidade, um fiel compromisso,  uma imensa preocupação com o aprendizado, com o desenvolvimento pessoal/intelectual, objetivando um resultado positivo,  satisfatório para todos. Era o que deixava transparecer, cotidianamente, no seu  frutuoso ofício .
Nossa mestra, dona Eliza,  uma “baluarte” nos caminhos do SABER.  Expressiva referência no processo educacional da sociedade varzeaalegrense. Com toda maestria, nas veredas do “magistério’,   batalhou sem proporções.
Um exemplo de resignação, persistência, abnegação...
Não tive o privilégio  de integrar o corpo discente da sua instituição educadora;  mas, vivi  a felicidade, mereci a HONRA de , por algum tempo,  estar ao seu lado, como “professora auxiliar”.  É que no final do curso ginasial, em meados da década de 1960,  a gente  passando por dificuldades financeiras, minha mãe, muito sua amiga, questionou-lhe   uma oportunidade   de  eu ser sua auxiliar  por qualquer gratificação que lhe  conviesse  para ajudar nas despesas dos meus  estudos. . Ela, num gesto benevolente,  ouviu e atendeu prontamente ao apelo. Colocando, também,  no momento,  sua necessidade, face  a sobrecarga diária das  atividades  educativas. Aludido convívio, trabalho me beneficiou largamente;  além do lado  financeiro , o aprendizado,  a troca de experiências, conhecimentos, e a AMIZADE etc.
Uma criatura humana portadora dos mais nobres sentimentos, das mais ricas virtudes.   Por força dos próprios méritos,  cativou e conservou um amplo circulo de amigos em toda a sociedade.
Uma católica  extremosa, recorrendo e agradecendo à DIVINA PROVIDÊNCIA a cada instante.
Pelo  grandioso testemunho de fé, de luta, de sabedoria,  de superação , sagrou-se uma verdadeira HEROINA.
Nos seus sacrificados e contínuos “ARRASTOS” sobre uma tábua,  na sua  trajetória sobre espinhos e flores,  ao longo dos anos,  fazendo rastros..., deixando marcas..., uma HISTÓRIA encantadora  que POUCOS conseguem capitular, cantar e contar...
DONA ELIZA GOMES CORREIA,  pessoa íntegra...Como mensageira de esperança,  de luz, de fortaleza, de humildade, de perseverança,  de REALIZAÇÕES... reservou-nos um valioso legado que nos orgulha e nos engrandece. .
Merecidamente, PATRONA  da Academia Varzeaalegrense de Letras-AVL.
Gloriosos foram os seus passos rumo à vida “plena” na dimensão Sagrada.
Louvemos a sua “obra” fecunda e transcendente.
ETERNA em nossas vidas..., SANTA no Reino de DEUS!!!
Com todo carinho...!!!
ISABEL VIEIRA DE OLIVEIRA SILVA
Juazeiro do Norte,CE,   08 de fevereiro de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário