22 de janeiro de 2012

Jovem Escritor

Estudante de 11 anos lança seu primeiro livro 
21/01/2012  
O estudante mariliense de 11 anos André Francischetti Moreno realizou o lançamento de seu primeiro livro “Veridilândia, os sonhos sobrevivem...?”, na tarde de ontem, na Casa dos Médicos de Marília. A tarde de autógrafos contou com a presença de amigos e familiares do autor, além de doces, pipoca, refrigerantes e brincadeiras.
A obra de estreia do jovem escritor narra a aventura de um garoto que, em seu 13º aniversário, vai parar em outro universo – a Veridilândia. O nome desta terra partiu da criatividade do próprio autor, que pesquisou até encontrar o significado adequado para seu universo imaginário. “Procurei o nome no latim e descobri que Veridiana, Veridiano, significavam exatamente o que eu procurava: verdejante, que floresce”, explicou André. “E é assim que a Veridilândia é. Cheia de verde e de flores”, complementou.
André começou a escrever e a montar seus próprios livrinhos aos 5 anos. Segundo os pais, Ieda Francischetti e José Bitu Moreno, o garoto sempre viveu no universo dos livros e isso contribui para que ele seja uma criança criativa e também muito ativa. “Nós sempre o envolvemos no mundo da literatura. Levamos em livrarias e presenteamos com livros”, disse o pai do jovem, que é médico e também escritor. “André é um garoto criativo e que acredita nas próprias ideias. Ele corre atrás de colocar o que deseja em prática”, afirmou a mãe e também médica.
A prova de que ele coloca suas ideias em prática é o seu primeiro livro. Estimulado pelos pais, André bancou a tiragem de 200 exemplares com recursos do próprio bolso e ainda defendeu uma causa ecológica na publicação. “Escolhi que o livro fosse feito em papel reciclado”, explicou André.
Para quem ainda não descobriu o prazer da leitura, André indica: “Para aprender a gostar de ler, a pessoa tem que procurar histórias que acha que vai gostar. Se não fizer isso, vai acabar pegando o livro e deixando na estante logo depois de começar a ler”. Sobre a sua obra, o estudante espera que seja lida até o fim. “Espero que, com o meu livro, as pessoas se divirtam”.
André afirmou que seu livro também tenta transmitir mensagens positivas aos leitores. “Primeiro, com a união se chega ao longe e, segundo, sem os sonhos, as pessoas seriam muito tristes”, disse. O livro está sendo comercializado pelo valor de R$ 20. Para adquiri-lo, basta entrar em contato com o próprio autor pelo e-mail andremoreno.2009@hotmail.com

Um comentário:

  1. Parabéns ao garoto André Moreno que ainda criança já revela tendências literárias. Isso é fruto de boa leitura e boa educaçao. Fiquei envaidecida ao ler a notícia e parabenizo seus pais Ieda e José Bitu Moreno que com certeza estão muito orgulhosos do novo escritor da família.
    Fafá Bitu

    ResponderExcluir