20 de julho de 2012

Rabiscos de Saudade - por João Bitu



                                                       
                                                    



Sempre no curso de junho e dezembro
Quando se me abriam as portas das férias
Era como se acabassem as coisas sérias
-Havidas de fevereiro a maio,  lembro,
Igualmente agosto até novembro-,
E o colosso das férias nos acatasse
E a canseira escolar nos deixasse
Aos braços agradáveis do repouso
Dum ano letivo árduo e custoso
E que nada mais nos importasse

Uma contundente alegria me assiste
Mesmo antes que a paz me integre
Com esmero às delícias de Várzea Alegre
Quando tão só alegria ali existe
E por todas as férias subsiste .
Parece um paraíso de fato
Sossego, paz e muito aparato
No meio de meus bons amigos
Uma coisinha só mexe comigo
A indisfarçável saudade de  Crato !

Como era bom estar em nossa terra
Ao sentir o seu natural perfume
Reassumir com afeto os seus costumes
Rever as suas árvores por entre as serras
Até onde a nossa vista encerra.
Assim foi em minha adolescência
De que guardo até hoje sua essência
Com ternura, amor e muita emoção
Bem no íntimo de meu coração
Como o ápice de minha existência

Furtivas serestas feitas com amor
 Sem o conhecimento de meus velhos
Que não obstante ouvir os seus conselhos
Fazia ouvido de mercador
E as realizava sem temor.
Depois dumas doses de Paraty.
Tarde Fria e a Pérola e o Ruby
Naquela época as mais solicitadas
Eram então as canções mais cantadas
Na voz inconfundível de Cauby

E também igualmente sedutora
De Capiba, compositor de primeira
Tocava quase a noite inteira
Nos auto falante da Amplificadora  
A novidade mais comovedora
Era duma audiência tamanha
Trazia recordações instantâneas
Enchia a todos de perplexidade
Proporcionado muita saudade
-Com a música Maria Betânia

Quanta saudade ainda hoje eu tenho
Daquelas ousadas aventuras
Que para mim eram meras bravuras
Que as praticava sem o menor empenho!
Hoje, entretanto, só as desdenho,
Pelas noitadas tão inconseqüentes
Afora isto digo francamente
Sinto agora uma saudade malvada
Como queria em minha terrinha amada
Gozar umas férias novamente!.

João Bitu

Nenhum comentário:

Postar um comentário