26 de junho de 2012

GOSTOSO REFRÃO - por João Bitu

Que a verdade fosse dita
Partisse donde partisse
Valia a mim que a escrita
Fielmente traduzisse:
-Água mole em pedra dura
Tanto bate até que fura-
Aí o Vicente disse...

Quando se usa um refrão
Quer seja em verso ou em prosa
Dá maior conotação,
Faz a frase mais briosa.
“Ai eu disse”, por exemplo:
Com maior força contemplo
Pois lá vem coisa gostosa!...

É prenúncio de sucesso
Cultura e sabedoria
Vitória sem retrocesso
Muito êxito e maestria
Quando vislumbro a frase
Intimamente eu quase
Desfaleço de alegria

Sai mensagem verdadeira
Sem ficção e ou enfeite:
É chá de erva cidreira
Média  café com leite
Bife com fritas ao molho
E salada com repolho
Mais ovos fritos no azeite.

Galinha à cabidela
Uma sopa de ervilha
Refeição à luz de vela
A um canto sem vigília
Uma boa companhia
Jovem, bela e esguia
Oh gente que maravilha !

Foi cheio de entusiasmo
De sonho e de ilusão
Pois tudo é só marasmo
Impelido pelo refrão.
Falei sem que pressentisse.
...AI O VICENTE DISSE:
Acorda e sai dessa JOÃO.


João Bitu

4 comentários:

  1. Competir com dois poetas
    Preciso ter segurança
    Pois mesmo com o refrão
    Minha mente não alcança
    Ficando de boca aberta
    Enviando só lembrança
    Para Vicente e Pascoal
    E pedindo com esperança
    Que me passem a cultura
    E me expirem confiança.
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi criatura maravilhosa! Estava sentindo SAUDADES DE VOCÊ.
      Esteja sempre pertinho de nós, não se distancie nem de brancadeira, oK? Preciso ler os eus pensamentos e as suas ideias.
      Lindo poema você escreveu, parabéns.
      Meu abraço Fideralina,
      João Bitu

      Excluir
  2. João,
    E nós aqui estávamos também saudosos. Bom retorno, achegue-se!

    Fridda,

    Cada pessoa tem seu estilo de " bloggar". De minha parte só sai montagem, fotografia, homenagens, é minha maneira de ser. Admiro demais os poetas mas não sei fazer sequer um acróstico. Passo a bola para Vicente, João e você. Abraço de Fafá

    ResponderExcluir
  3. ... Aí eu disse

    João meu grande poeta
    Versejas com maestria
    Seja de dia ou de noite
    Seja noite ou seja dia
    Tua mente privilegiada
    Mantem sempre armazenada
    Um dilúvio de poesias.

    ResponderExcluir