15 de junho de 2012

PALAVRAS, PALAVRAS, PALAVRAS - Por Vicente Almeida

Palavras pronunciadas ou escritas intencionalmente com a intenção de ferir, ferem de fato mais do que podemos imaginar.

Se a pessoa a quem foram dirigidas insanas e impensadas palavras for de indole má será muito difícil ela não planejar secretamente um revide, no próximo encontro ou na primeira oportunidade. Isto acontece por que nosso egoísmo dificilmente nos deixa ver um ato negativo como uma lição a aprender.

Assim a pessoa atingida vai rebuscando e coordenando em seu íntimo, tenebrosas e negativas atitudes contra seu desafeto, e passa a viver em função de uma vingança.

De posturas assim, com o passar do tempo, caso o indivíduo não tenha possibilidades de consumar seus planos vingativos, passa a receber a sobrecarga de suas próprias maquinações resultando daí inúmeras doenças de origem nervosa, em forme de: Ansiedade, disfunções gastrointestinais, insônias, infindáveis dores de cabeça,  dermatoses, além de tantas outras que acentuam mais ainda suas enfermidades psíquicas.

Assim, ao reter uma ofensa, o ofendido estará aceitando um desafio e enchendo sua mente de pensamentos sórdidos, que irão crescendo cada vez mais, e poderão conduzi-lo por amargos e penosos caminhos durante muito tempo, ou por toda a vida.

A sabedoria consiste em não dar atenção a palavras ofensivas e desagregadoras do bem estar.

Esta atitude eliminará o mal em seu nascedouro, pois, como um bumerangue, se não atingir o alvo proposto, inexoravelmente retornará ao lançador, e em se tratando do mal, a potência negativa será mais destrutiva do que quando foi emitido. É também semelhante a uma carta postada no correio que, não encontrando o destinatário será devolvida ao remetente.


Então esqueça a ofensa, não ligue, silencie e ela será devolvidas à fonte. Procure triunfar, vença esta barreira. Experimente. Persista.

Se não formos cautelosos e atentos, nos tornaremos vítimas de nossa própria invigilância.

Certa vez sentenciou um sábio chefe indígena iroquês: "Não basta falar sobre a paz, é preciso pensar, sentir, agir e viver em paz".

Mas acrescento que, para ter paz é mister renunciar a confrontos, evitando machucar corações, por que o veneno da dor causada a outros, sempre retornará a fonte. É o mesmo que dizer: "A cada um será dado segundo suas obras". Jesus aqui ratificou o que Deus, o Pai, já havia estabelecido desde o princípio dos tempos. Como seu enviado, Jesus tornou cristalina a sua vontade para que todos entendessem o sentido da vida.

Não vá o leitor confundir e imaginar que quando alguém apresentar os sintomas enfermiços aqui mencionados seja em função de agressões sofridas e armazenadas em seu íntimo. Essas conclusões competem a médicos, analistas e outros profissionais da área, e cada caso é um caso. 

Também não é regra geral, que todas as pessoas ao receber ofensas sofram com elas. Grande é o percentual daqueles que garbosamente passam ao largo, perdoando-as incontinente.


***************************************** 
 
Dedico esta matéria aos amigos Bitus, com minhas sinceras desculpas pela longa ausência, anteriormente explicada.
 Escrito por Vicente Almeida
15/06/2012

Um comentário:

  1. A BITUZADA entendeu as razões de seu afastamento e lhe deseja um bom retorno. Obrigada pela sua amizade.

    ResponderExcluir