17 de junho de 2012

Perfeita.............por CLEIDE




Pedra da GALINHA CHOCA  é o nome dado a um dos mais conhecidos  monólitos existentes  no município de Quixadá, tendo seu nome derivado de sua curiosa forma . Está localizada a 5 km do centro da cidade. Até o começo do séculos XX era chamada de PEDRA DE  ARARA.É um inselberg  constituíto de dioritos e granitos, que são rochas ígneas, ou seja, formada a  partir do resfriamento do magma. Assim como os demais monólitos da região, a PEDRA DA GALINHA CHOCA está sobre um terreno cristalino, ou seja,  é formado por rochas antigas e resistentes que surgiram anteriormente à era Cambriana, que com a erosão das chuvas e dos ventos afloraram acima da superfície. Em suas proximidades foi construído o açude do Cedro e juntos formam a mais conhecida paisagem quixadaense. Por sua beleza e exotismo foi escolhida para filmagens de longa metragem O CANGACEIRO TRAPALHÃO de 1983. Neste filme a Galinha Choca bota ovos de ouro gigantes. É possível subir a galinha usando uma trilha de grau médio de dificuldade. Estando lá é possível ver a cidade praticamente toda a extensão do açude Cedro, um grande número de outros monólitos além da paisagem. 
(FONTE WIKIPEDIA)









4 comentários:

  1. ... ai eu disse:

    Cleide:

    Uma foto Perfeita. Perfeitíssima!

    Parabens!

    ResponderExcluir
  2. É, Vicente, minha irmã tem uma habilidade incrível para captar imagens assim. Fiquei impressionada em ver a GALINHA CHOCA - QUIXADÁ - com tamanha perfeição fotográfica. Parabéns, Cleide!

    ResponderExcluir
  3. Cleide

    Parabéns. A galinha está tão bonita, tão bem fotografada, tão bonita realmente que nem parece choca.

    Valeu, você merece os meus respeitos e admiração por este trabalho

    João Bitu

    ResponderExcluir
  4. Cleide, tomei a liberdade de acrescentar alguns dados sobre sua GALINHA CHOCA no Wikipedia. Parabéns pela belíssima colaboração. Abraço Fafá

    ResponderExcluir