28 de setembro de 2013

HISTÓRIAS, HISTÓRIAS E ESTÓRIAS - por Vicente Ameida

Gosto muito de estudar a  história universal, mas, me ligo bem mais na história do império romano, principalmente no início do cristianismo, pois, me identifico muito com aquele tempo, é como se por lá eu tivesse passado. Ás vezes me quedo observando aquelas imagens e me sinto como se de fato tivesse vivido naqueles tempos e sofrido alguma das situações onde éramos sacrificados para alegria de um povo sedento de sangue. 

Selecionei o Coliseu Romano e algumas imagens para através delas fazermos uma rápida turnê usando nossa fértil imaginação.  Vamos passear rapidamente por lá e tentar visualizar as cenas das fotos como se estivéssemos por lá

Sinto como se tivesse vivido uma dessas situações como cristão, escravo ou gladiador enviado para a arena para ser devorado por leões famintos, ou lutado igualmente e perdido a vida em combate feroz naquela arena.

Sim por que no Coliseu, quem era induzido à força para entrar na arena, tinha duas finalidades, ser devorado pelas feras e levar a platéia  ao êxtase, ou lutar até a morte e igualmente levar a platéia ao delírio. Era assim, quanto mais sangue derramado por suas vítimas, maior era o prazer.

Em Roma era assim naquele tempo. O ser humano subalterno, inferiorizado em suas origens ou ideologias normalmente por desagravo era colocado na arena para uma luta inglória, onde via de regra perdia a vida, que não valia mais que a vida de uma formiguinha.

Mas, não se preocupe, são águas passadas e situação superada, afinal já decorreram dois mil anos.

Se naquele tempo fechei os olhos pelo martírio agora já não é mais necessário passar por tudo aquilo. Cristo vive eternamente e nele creio e me ligo inquestionavelmente.

Observe à vontade as imagens. Daquele passado histórico e já distante, restam apenas ruínas do que um dia representou um poder sócio-econômico de gigantescas proporções.




















Dedico esta postagem a João e Fátima Bitu.

Vicente Almeida
28/09/2013

4 comentários:

  1. Realmente Vicente é uma rica e valiosa postagem. Nosso contentamento se renova com o seu retorno passageiro que sinaliza a recuperação da saúde que se aproxima aos poucos. Recupere-se e venha para nosso convívio que tanta falta tem nos causado neste tempo.
    Envio-lhe um forte abraço,
    João Bitu

    ResponderExcluir
  2. O blog hoje se sente mais rico depois de ter recebido essa valiosa postagem cultural..tanto o texto como as imagens me emocionaram demais. Temos 2 anos de fundação mas ainda não havia recebido nada sobre O COLISEU. Parabéns, Vicente, volte quando puder e tiver algo de tamanha grandeza. Obrigada,
    Fátima

    ResponderExcluir
  3. É...

    Meu amigo João

    Todos os dias estou por aqui vendo desaguar do seu peito um dilúvio de rimas e assim vou conhecendo melhor a história de Várzea Alegre e de suas origens.

    A ausência de comentários é por que me falta argumentos no tocante as cenas que você descreve com tanta maestria, mas estou por aqui sempre.

    Fátima:

    Você está já não precisando mais de mim. Diariamente vejo suas postagens e formatação no seu Blog e estão de boa qualidade.

    Não sei se voltarei a escrever intensamente como antes. Como diz o João preciso ser cauteloso no manejo do teclado para não ter recaída.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Até aceito você dizer que precisa ser cauteloso, mas ainda tenho muito a aprender com esse guru maravilhoso da VILA ENCANTADA. Aceite uma sugestão dessa humilde criatura: continue nos visitando com a mesma frequência e um dia ou outro digite algo para não ficar tão distante da BITUZADA que lhe adora..Não precisa escrever muito, basta marcar presença. Abraço de Fátima Bitu.. .

      Excluir