8 de setembro de 2013

Sem medo de ser feliz






Quando me aposentei há uns 9 anos,  disseram que  começava aí a decadência, porque eu precisava de uma atividade física. Não dá para entender, nunca pude praticar esportes, mal caminhava até os 18 anos.(Tive poliomielite).Tenho uma perna platinada, da qual cuido muito bem  para não cair. 

Trabalhei 25 anos e sempre dizia que não queria me aposentar mas minha irmã contraiu ALZHEIMER e eu entendi que ela precisava  de mim, já que havia se internado 9 vezes e os médicos decidiram que ela devia ter atendimento domiciliar. Virei cuidadora e isso durou 8 anos. Não quero falar em cansaço porque fiz tudo com muito carinho. 

Quando ela partiu decidi ocupar meu tempo lendo e escrevendo. Atividade intelectual nunca levou ninguém à decadência, que eu saiba. Procuro acordar mais cedo, faço uma pequena caminhada no condomínio, desço e subo 32 degraus  mãnhã e  tarde, pegando sol. É o máximo que posso fazer. Realmente, ao voltar ao apartamento tenho uma boa sensação de relax mas reconheço que não posso ir muito além. Acordar cedo chega a  ser um tormento que encaro como uma obrigação.Cuido do corpo e da  mente como posso mas reconhecendo que não posso ir muito além nem tão pouco jogo a responsabilidade nas costas de ninguém. embora acho que o que mais me relaxa nesse mundo é uma boa leitura e escrever o que tenho vontade sem compromisso com ninguém. Acho que não devo me policiar entre o que devo ou não devo fazer.

Mesmo já beirando os 60 anos como dizia meu pai, confesso que não tenho medo da velhice embora não queira perder a jovialidade, nem quero ficar me perguntando toda hora se valeu a pena, quero sonhar muito ainda, quero aprender cada vez mais, ler, me atualizar, discordar, fazer traduções aperfeiçoando meu francês. Quando vou dormir agradeço sempre mais um dia que me foi dado, ao acordar, agradeço a noite bem dormida, não penso mais em grandes conquistas, acho que minha vida já foi  um grande saldo até aqui mas não quero me acomodar, leio muito, evito a televisão que não nos deixa raciocinar. Muita gente diz que sou sisuda, é uma marca da minha personalidade, não sou adepta daquelas pessoas que gargalham toda hora e de repente se isolam. Eu não......pego o teclado, escrevo o que sinto, o que gosto e não fico preocupada com a opinião dos outros. Minha irmã era preocupada demais. Dizia que não podia morrer porque precisava cuidar de mim. E cuidou muito bem, cuidou tanto que nos seus últimos momentos de vida resistia....para não se afastar de mim. Não condeno  sua opção mas ela sofreu muito em função disso.

Preciso me preparar, é claro, para momentos difíceis mas não vou me desesperar antes da hora, quero mais é ser feliz e aproveitar a vida que é bonita  como dizia GONZAGUINHA:

Eu fico
Com a pureza
Da resposta das crianças
É a vida, é bonita
E é bonita...
Viver!
E não ter a vergonha
De ser feliz
Cantar e cantar e cantar
A beleza de ser
Um eterno aprendiz...
Ah meu Deus!
Eu sei, eu sei
Que a vida devia ser
Bem melhor e será
Mas isso não impede
Que eu repita
É bonita, é bonita
E é bonita...
Viver!
E não ter a vergonha
De ser feliz
Cantar e cantar e cantar
A beleza de ser
Um eterno aprendiz...
Ah meu Deus!
Eu sei, eu sei
Que a vida devia ser
Bem melhor e será
Mas isso não impede
Que eu repita
É bonita, é bonita
E é bonita...
E a vida!
E a vida o que é?
Diga lá, meu irmão
Ela é a batida
De um coração
Ela é uma doce ilusão
Hê! Hô!...
Mas e a vida
Ela é maravida
Ou é sofrimento?
Ela é alegria
Ou lamento?
O que é? O que é?
Meu irmão...
Há quem fale
Que a vida da gente
É um nada no mundo
É uma gota é um tempo
Que nem dá um segundo...
Há quem fale
Que é um divino
Mistério profundo
É o sopro do criador
Numa atitude repleta de amor...
Você diz que é luta e prazer
Ele diz que a vida e viver
Ela diz que melhor é morrer
Pois amada não é
E o verbo é sofrer...
Eu só sei que confio na moça
E na moça eu ponho a força da fé
Somos nós que fazemos a vida
Como der ou puder ou quiser...
Sempre desejada
Por mais que esteja errada
Ninguém quer a morte
Só saúde e sorte...
E a pergunta roda
E a cabeça agita
Fico com a pureza
Da resposta das crianças
É a vida, é bonita
E é bonita...
Viver!
E não ter a vergonha
De ser feliz
Cantar e cantar e cantar
A beleza de ser
Um eterno aprendiz...
Ah meu Deus!
Eu sei, eu sei
Que a vida devia ser
Bem melhor e será
Mas isso não impede
Que eu repita
É bonita, é bonita
E é bonita...
Viver!
E não ter a vergonha
De ser feliz
Cantar e cantar e cantar
A beleza de ser
Um eterno aprendiz...
Ah meu Deus!
Eu sei, eu sei
Que a vida devia ser
Bem melhor e será
Mas isso não impede
Que eu repita
É bonita, é bonita
E é bonita...
Viver!
E não ter a vergonha
De ser feliz
Cantar e cantar e cantar
A beleza de ser
Um eterno aprendiz...
Ah meu Deus!
Eu sei, eu sei
Que a vida devia ser
Bem melhor e será
Mas isso não impede
Que eu repita
É bonita, é bonita
E é bonita...








Um comentário:

  1. É...

    Fátima:

    Quero te dizer uma coisa garota: "Tudo vale a pena" quando é realizado com amor. Doar-se em atos de amor para com o nosso próximo, renunciando a si mesma é SUBLIME.

    Jesus disse: "Se alguém quiser vir comigo, renuncie a si mesmo, tome sua cruz e siga-me" Mateus (16,14)

    ResponderExcluir