PASSEANDO PELA HISTÓRIA DO ROSÁRIO
Historicamente, o Rosário teve origem com os monges irlandeses, nos séculos VIII e IX, que recitavam os 150 salmos.
Os leigos das redondezas apreciavam o costume, mas não podiam acompanhá-los porque não sabiam ler.
Então foi sugerido que eles rezassem 150 Pai Nossos em vez dos salmos, Esses Pai Nossos, mais tarde foram substituídos por 150 Ave-Marias. Sem a Santa Maria.
A Santa Maria foi introduzida no Rosário, muitos séculos depois, extraída de uma saudação proclamada pelo Papa Celestino, ao encerrar o Concílio de Éfeso em 451, que havia decretado o Dogma da Maternidade Divina da MÃE DE DEUS.
Emocionado com o reconhecimento das prerrogativas especiais de MARIA dadas pelo CRIADOR, ajoelhou-se perante a Assembléia e respeitosamente saudou NOSSA SENHORA: "SANTA MARIA, MÃE de DEUS, ROGAI POR NÓS PECADORES, AGORA E NA HORA DA NOSSA MORTE. AMEM.
A história do Rosário é um longo seguimento de maravilhas, graças e bênçãos recebidas por todos os que o recitem.
No ano 1365 fez-se uma combinação, dividindo as 150 Ave Marias em 15 dezenas e colocando um Pai Nosso no início de cada uma delas.
Em 1500, ficou estabelecido para cada dezena, a contemplação de um episódio da vida de Jesus ou Maria, e assim surgiu o Rosário de quinze mistérios.
Pesquisado e escrito por Vicente Almeida em 2006.
Pra você Fátima:
Uma lembrança dos meus escritos sobre religião:
É...
ResponderExcluirGostei da revisão na postagem.
Um abraço do
Vicente Almeida
Pois é, Vicente,
ResponderExcluirMeu melhor companheiro nas noites incertas. Ilumina meu quarto e minhas incertezas nas noites traiçoeiras.. Obrigada,
Fátima Bitu