21 de outubro de 2011

Vale a pena reprisar

Meu conterrâneo e amigo José Bitu Moreno estará, finalmente, lançando um livro. Lançar um livro é sempre um sonho para autores iniciantes, mas, hoje em dia, com as facilidades e com a tecnologia, muita gente, qualificada ou não, escreve e publica.
José Bitu, indiscutivelmente, não se encaixa no grupo “muita gente”. Poeta e cronista extraordinário, Zé Bitu, como o conhecemos na intimidade, é um cuidador de palavras e lembranças, e um adornador de imagens, tão minucioso que surpreende. Cada detalhe, arrancado de um arsenal que mais parece uma coletânea do tempo, é delicadamente trabalhado com maestria inigualável.
Tenho a honra de ter participado de uma publicação de poemas, em 1979, com Zé Bitu. Já naquele momento, fiquei perplexo com a densidade e qualidade do conteúdo de seus poemas. Uma sensibilidade e talento que me emocionaram.
Sua inteligência privilegiada o conduziu a horizontes intercontinentais, através de uma impressionante carreira na medicina. No entanto, sua vocação para a literatura não se perdera, apesar do cienticifismo da profissão que abraçara.
Zé Bitu quer e vai publicar um livro. São memórias, crônicas, enfim, um apanhado sincero de sua trajetória, enquanto pessoa de espírito maravilhoso que é. Nestes tempos, onde a moderníssima tecnologia inventou o prazer descartável, pelo consumo de quinquilharias efêmeras, Zé Bitu nos traz o deleite de sua alma de escritor, premiando-nos, certamente, com impressões e palavras que nos recolocarão na nossa história de meninos sonhadores que perambulavam pelas ruas a brincar de ser feliz, inventando a vida pela experiência do coração.
Aguardo com fome de páginas o livro do Zé. Aguardo com desejo de me reconhecer na construção de nossa própria história. Por isso vou estar lá, no Centro Cultural Oboé e vou adquirir o livro dele.
Paulo Viana
************************************************************************
Pois é, Paulo Viana, lançar um livro é sempre um grande sonho que o nosso poeta e cronista extraordinário realizou e  brilhantemente. Fiquei vendo você na fila de autógrafos ansioso para ter O CAMISA NOVA, SEU DOUTOR em mãos.Relembrei o lançamento também no  Oboé Cultural do seu livro SEMENTES da transformação em 10 de setembro de 2009. Foram dois grandes eventos culturais dos quais muito me orgulhei em prestigiar. "Zé Bitu  trouxe o deleite de sua alma de escritor, premiando-nos com impressões e palavras que nos recolocaram na história de meninos sonhadores que perambulavam pela rua  a brincar de ser felizes inventando a vida pela experiência do coração."

Nenhum comentário:

Postar um comentário