3 de maio de 2012

A FORÇA DE VONTADE - por João Bitu




Era uma vez um garotinho feio
De aparência triste, semblante místico
Que a tudo sempre assistia de permeio
Acanhado de seu corpinho raquític
Fugia...

Fugia e de si mesmo se escondia
Tão complexado chegava a ter medo
De tudo quanto em redor sucedia 
De qualquer coisa cismada em segredo,
Desconfiava...

E quanto mais alguém lhe incentivava
Mais lhe crescia o acabrunhamento
Em meio às pessoas se embrenhava        
 Preso sempre a um descontentamento
Absoluto...

Mas em tempo brotou um salvo-conduto
Uma ânsia intensa de liberdade
Carecia apenas coragem, contudo.
Por força de muito boa vontade
Adquiriu...

Pouco a pouco venceu e se redimiu
Da timidez passou a ousadia
Da inércia e do medo ressurgiu
Destemido tornou=se no dia a dia
Audaz

Sem preconceitos tornou-se um bom rapaz.
Na vida só interessa o que nos importa
Buscou em tempo tudo que se é capaz
Desfrutar todo bem que à alma conforta
Aprendeu...

Que um dia foi feio na vida esqueceu
Também minimizou o seu raquitismo
Que de início a si tanto mal ofereceu
Expondo-lhe sempre ao inconformismo
Total...



Graças à bondade do Pai celestial
Que a tudo assiste com amor sempiterno
Toda aquela fragilidade material
Transformou-o só em vigor moderno
Cheio...

O tal garotinho triste, amargo e feio
Se alguém quer saber, por ventura, quem é
Cujo não via de frente senão de permeio,
Salvo por si, aqui está com toda sua fé,
EU,

João Bitu




10 comentários:

  1. Eu pelo menos, achei uma gracinha ao lado da irmã Socorro. Vocês sempre se deram tão bem.Nessa época fazer fotos era um evento, então chegou um fotógrafo por lá e mamãe preparou a turminha, na pressa João Bitu perdeu a sandália mas criativo como sempre foi..cobriu para disfarçar..esse João não tem nada de bobo e nem de feio, é um grande poeta que admiro e quero muito bem.A força de vontade é mais uma de suas belas criações poéticas que armazeno no blog com carinho.
    Maria de Fátima

    ResponderExcluir
  2. ... Ai eu disse:

    Que legal João:

    Gostei da historinha do Bom Rapaz.

    *************************

    Hoje aqui em São Paulo, amanhecemos com 17 graus. Mais do que nos dias anteriores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vicente, você precisa conhecer esse Bom Rapaz...

      Excluir
    2. Vicente meu amigo você é maravilhoso, muito obrigado por tanta generosidade.Estamos ansiosos pelo seu retorno ao Ceará, trazendo na bagagem muito êxito em todas suas tarefas.
      Nada melhor do que tè-lo conosco com muita saúde, Paz e Amor
      Volte com Deus,
      João Bitu

      Excluir
  3. Esse garotinho feio que se escondia com medo de se chegar, está me saindo um garotão vaidoso e capaz de se aproximar das pessoas sem apelar. O conheci a bastante tempo e aprendi a admirá-lo pela sua bondade, intelectualidade e firmesa nas suas decisões. Esse garoto não tem medo, não desiste de viver e viver bem. E como não poderia deixar de ser: um autêntico esposo, pai e amigo. Estou falando do senhor João Bitu e não daquele garoto do poema.
    Seu estilo me ilumina e encoraja para escrever um pouco.
    Boa Tarde!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fideralina boa tarde.Você nem imagina como gosto de ser mexido por você. Enquanto você não bate de frente para dizer suas coisas maravilhas, fico num pé e noutro feito o "garotinho feio" cheio de cismas,
      Enfim você chegou e me fez contente.
      Meu abraço,
      João Bitu

      Excluir
  4. ... Ai eu disse:

    Cleide:

    Está bem perto o dia de conhecer "O Bom Rapaz"

    ResponderExcluir
  5. Assim sendo a BITUZADA toda está de parabéns, não é Maria Cleide? Principalmente o septuagenário que um dia foi o garotinho feio e que hoje revestido de mais experiência e ânimo de vida ( embora ainda feio ) ostenta alegria, destemor e confiança para dar e vender.
    João Bitu

    ResponderExcluir
  6. Sou a "demoiselle" da BITUZADA não exatamente a mais bonita: isso fica para Cleide, talvez no ranking criatividade posso ostentar um terceiro lugar perdendo para João e Isabel. Para quem não me conhece ainda: sou um pingo de gente, cabelos " à la garçonne", duas pernas lindas: uma grossa, a outra mais fina para todos os gostos. Não tenho a generosidade de DENIZARD nem a seriedade de Cícero nem a pureza de Zezê mas me entregue um teclado que eu faço a festa. Adoro escrever nem que apague depois mas curto muito: talvez seja uma maneira de exteriorizar meus sentimentos. Tenho um grande defeito: não fico calada ao me sentir ofendida, solto o verbo mesmo. Sou Maria de Fátima, Fátima, Fatinha Fafá do sou de varzea alegre

    ResponderExcluir
  7. Maria de Fátima para meus pais e irmãos mais velhos
    Fátima para os colegas de trabalho
    Fatinha para os ex-alunos e amigos mais íntimos
    Fafá foi Zezê que começou a me chamar assim e me chama até hoje.

    ResponderExcluir