3 de maio de 2012

A Paris que eu vi - por Fafá Bitu




Recomendo o artigo do JORNAL O POVO: A PARIS DOS PARISIENSES de 02/05/2012  
Li e reli, concordo com quase tudo.Respeito a vontade do turista em subir ao topo da Torre EIFFEL, enfrentar filas enormes para visitar o museu do Louvre. O que mais me impressionou naquela cidade, foi a tranquilidade de sair caminhando, atravessando as ruas tranquila, descobrindo lugares.  No metrô eu ficava observando a pressa das pessoas nos corredores, isso me assustava no início. Sempre deixei passar, sentava um pouquinho e só pegava o próximo quando não havia tanta gente elétrica.Deixava para visitar os pontos turísticos durante a semana. Era tudo mais tranquilo. Assisti ao desfile do 14 de julho de longe,  não gosto de multidão, como eu estava hospedada perto da Avenida Champs-Élysées na madrugada pude ver  da sacada do "studio" o espetáculo dos fogos de artifício. No outro dia, ao chegar à Ècole France- Langue fui convidada a ver o desfile no laboratório. Minha professora havia filmado pensando na dificuldade que eu teria em ver de mais perto.Foi muito bonito ver a banda de música tocar " LA MARSEILLAISE" (Hino da França) e o  BLEU-BLANC-ROUGE (azul, branco e vermelho)colorindo a cidade.
 As visitas ao rio Sena, aquela tranquilidade, o canto dos pássarios, uma nostalgia....o Bateau-Mouche, a visita à catedral de Notre- Dame foi simplesmente divina. Um verdadeiro templo de orações. Observava atentamente os bistrots...os empregados geralmente são imigrantes que trabalham sofregamente para se manterem ali. Eu não faria tamanho sacrifício, é um preço muito alto.Não vi garçom nenhum tratando mal, existe sim aquele "nouveau-riche" que não se preparou culturalmente para visitar uma grande cidade e acha  que porque está cheio da grana tem o direito de esnobar lá fora. Para ser bem  tratado em Paris só o dinheiro não basta, precisa ser polido e não criar maiores expectativas em relação a uma das cidades mais visitadas do mundo. É bom saber escolher a estação. Eu recomendaria a primavera que por si só já é doce e bela, clima ameno. Optei pelo verão porque queria ver o desfile do 14 de julho e também pelo curso de conversação que ia fazer. Recomendo a viagem dos meus sonhos,  a quem gosta de Paris como eu.


Nenhum comentário:

Postar um comentário