2 de outubro de 2011

MEDITANDO O EVANGELHO

Meditando o Evangelho de hoje

Dia Litúrgico: Tempo Comum, Semana XXVII (A), domingo

Evangelho (Mt 21,33-43): «Escutai esta outra parábola: Certo proprietário plantou uma vinha, pôs uma cerca em volta, cavou nela um lagar para pisar as uvas e construiu uma torre de guarda. Ele a alugou a uns agricultores e viajou para o estrangeiro. Quando chegou o tempo da colheita, ele mandou os seus servos aos agricultores para receber seus frutos. Os agricultores, porém, agarraram os servos, espancaram a um, mataram a outro, e a outro apedrejaram. Ele ainda mandou outros servos, em maior número que os primeiros. Mas eles os trataram do mesmo modo. Por fim, enviou-lhes o próprio filho, pensando: ‘A meu filho respeitarão’.

»Os agricultores, porém, ao verem o filho, disseram entre si: ‘Este é o herdeiro. Vamos matá-lo e tomemos posse de sua herança!’. Então o agarraram, lançaram-no fora da vinha e o mataram. Pois bem, quando o dono da vinha voltar, que fará com esses agricultores?». Eles responderam: «Dará triste fim a esses criminosos e arrendará a vinha a outros agricultores, que lhe entregarão os frutos no tempo certo». Então, Jesus lhes disse: «Nunca lestes nas Escrituras: ‘A pedra que os construtores rejeitaram, esta é que se tornou a pedra angular. Isto foi feito pelo Senhor, e é admirável aos nossos olhos’? Por isso vos digo: o Reino de Deus vos será tirado e entregue a um povo que produza frutos».

Comentário: P. Jorge LORING SJ (Cádiz, Espanha)

4 comentários:

  1. Fafá.Acredito que saiba como ver a foto de tamanho maior. Mesmo assim te lembro. Clik na foto para facilitar a leitura do Salmo.
    Tenha um bom domingo.

    ResponderExcluir
  2. Muito bem ,amiga, gostei. Acho que a gente deve sempre postar algo assim aos domingos. Deixo a seu critério. Vicente Almeida pode te ajudar nisso. Ele domina muito bem o assunto. Bom domingo!

    ResponderExcluir
  3. É...

    Em 2007 promovemos um curso semanal sobre a Bíblia na Paróquia Nossa Senhora de Fátima.

    Apresentamos aos participantes um longo histórico sobre a Bíblia e suas orígens, e nas semanas seguintes desenvolvemos ligeiros resumos descritivos sobre cada um dos 43 livros do Antigo Testamento, de forma a deixar o participante estimulado a ler a Bíblia, ao menos para confirmar as informações que lhe passamos.

    Provavelmente ainda temos esses textos, se você quizerem poderemos realmente colocar na pauta dominical.

    Passarei a vocês duas por E-mail e se acharem conveniente poderão publicar em seus Blogs.

    Estamos apenas seguindo a sujestão visualizada no comentário da Fafá. Não se obriguem por nada.

    NOSSO ESTUDO ERA BASTANTE SIMPLES E RESUMIDO. VEJAM UM EXEMPLO DO PRIMEIRO LIVRO, QUE PODERIA SER PUBLICADO DOMINICALMENTE:

    GÊNESIS – O Livro primeiro é o Gênesis, e narra as orígens do mundo, do gênero humano e do povo hebreu. Tudo relacionado com Deus, com suas revelações e seu culto.

    A história da criação, se divide em duas partes, protagonizadas por cinco grandes patriarcas.

    Adão e Noé foram os patriarcas do gênero humano.

    Abrão, Isaac e Jacó foram os patriarcas do povo hebreu.

    Destaque para estudo: Luta de Jacó com um anjo 32.24-32.

    O Gênesis contém 50 capítulos e 1.533 Versículos.
    ***********************************

    Nas reuniões, era apresentado um relato histórico sobre cada livro, e todas as perguntas eram respondidas. Mas, o importante era estimular a leitura.

    ************************************

    Fafá: Eu não domino bem o assunto, apenas sou estudioso do tema "Bíblia"

    Abraços do

    Vicente Almeida

    ResponderExcluir
  4. Vicente,

    Depois de tudo que você escreveu acima ainda acha que não domina o assunto? Claro que a Bíblia não é fácil de ser entendida mas acho que você foi muito feliz na sua explanação. Tenho o maior interesse que você continue me ajudando. Oportunamente te enviarei um convite para você participar melhor das postagens.Tomara que seja aceito para dar um melhor anadamento nas postagens de domingo. Grande abraço Fátima Bitu

    ResponderExcluir