1 de outubro de 2011

Reflexão para o domingo

O nome "Bíblia" vem do grego "Biblos", nome da casca de um papiro do século XI a.C. Os primeiros a usarem a palavra "Bíblia" para designar as Escrituras Sagradas foram os discípulos de Cristo, no século II d.C.
Segundo a crença católica, a Bíblia ou Sagradas Escrituras, contém toda a revelação divina. Trata-se de uma coleção de Livros Sagrados que contém relatos desde a criação do universo (Gênese), até o que virá no Final dos Tempos.
Diz-se que as Sagradas Escrituras trazem ensinamentos divinos aos fiéis, e que por meio delas, Deus se comunicava e se comunica até os dias de hoje com os homens para se revelar, ensinar, guiar, repreender, exortar, instruir, encorajar.
A Bíblia é o livro mais vendido do mundo. Estima-se que foram vendidos 11 milhões de exemplares na versão integral, 12 milhões de Novos Testamentos e ainda 400 milhões de brochuras com extratos dos textos originais.
Foi a primeira obra impressa por Gutenberg, em seu recém inventado manual, que dispensava as cópias manuscritas. A primeira Bíblia em português foi impressa em 1748. A tradução foi feita a partir da Vulgata Latina e iniciou-se com D. Diniz (1279-1325).
Fonte: Religião Católica; Lagoinha

4 comentários:

  1. SOBRE A BÍBLIA

    Hoje qualquer pessoa tem acesso ao livro mais famoso do mundo: a Bíblia Sagrada. Ela já foi traduzida para todas as línguas - aproximadamente 2162 idiomas e dialetos.

    Uma análise cuidadosa da Bíblia revela que ela foi escrita por uns 40 homens durante um período de 16 séculos. Esses escritores não eram profissionais. Entre eles havia pelo menos um pastor, pescador, cobrador de impostos, médico, fabricante de tendas, sacerdote, profeta ou rei. Seus escritos mencionam muitas vezes pessoas e costumes que desconhecemos neste século XXI.

    Assim para que os 73 livros da Bíblia (46 AT ou a.C e 27 NT) fossem escritos, decorreram cerca de 1600 anos.

    É composta de inúmeras formas literárias, e para entendermos qualquer dos seus livros, precisamos saber a que gênero literário pertence, ou seja, a forma de literatura usada para escrever.

    A forma literária de que falo, é o conjunto de regras e expressões usadas para escrever qualquer dos seus livros. Assim encontramos vários gêneros literários, por exemplo:

    Tratados Religiosos: Têm a aparência de narração histórica, mas, como apresentam verdades religiosas, não podem ser entendidos como história propriamente dita.

    História Popular: é quando mistura um pouco de história verdadeira com elementos de fantasia. Esta é uma forma de despertar a religiosidade das pessoas e estimular sua compreensão.

    História Descritiva: Possui uma finalidade religiosa, os personagens e os fatos são todos verdadeiros, e documentados pela história.

    Gênero Didático: São Livros que trazem instruções religiosas ou morais. Fazem recomendações e dão orientações sobre a conduta humana.

    Gênero Profético: Naquele tempo, era a Palavra de Deus através dos profetas, que advertiam, repreendiam e encorajavam o Povo de Israel diante da realidade em que viviam.

    Gênero Apocalíptico: São visões proféticas ainda hoje de difícil compreensão.

    Gênero Poético: É a Palavra de Deus à maneira de poesia, usando, portanto, de maior liberdade e recurso literário.

    Gênero Jurídico: é a Palavra de Deus sob a forma de Lei. É um modo de escrever bem diferente daquele usado na poesia. Como exemplo temos os Dez Mandamentos.

    Gênero Epistolar: "Epístola" palavra latina que significa carta, e leva a Palavra de Deus através de Cartas dirigidas a certas comunidades ou pessoas.

    Vicente Almeida

    ResponderExcluir
  2. Vi essa postagem no blog da Fideralina, assim como o comentário de Vicente Almeida e acho pertinente colocar esse assunto para o domingo. O blog sou de varzea alegre precisa de postagens assim. Deixo como sugestão aos 2, já que dominam bem o assunto. Agradeço antecipadamente.
    Fafá

    ResponderExcluir
  3. Por mim, tudo bem. Vou tentar atender sua sugestão.
    Tenha um bom domingo.

    ResponderExcluir