4 de agosto de 2011

Coletânea do Tempo

Meu conterrâneo e amigo José Bitu Moreno estará, finalmente, lançando um livro. Lançar um livro é sempre um sonho para autores iniciantes, mas, hoje em dia, com as facilidades e com a tecnologia, muita gente, qualificada ou não, escreve e publica.

José Bitu, indiscutivelmente, não se encaixa no grupo “muita gente”. Poeta e cronista extraordinário, Zé Bitu, como o conhecemos na intimidade, é um cuidador de palavras e lembranças, e um adornador de imagens, tão minucioso que surpreende. Cada detalhe, arrancado de um arsenal que mais parece uma coletânea do tempo, é delicadamente trabalhado com maestria inigualável.

Tenho a honra de ter participado de uma publicação de poemas, em 1979, com Zé Bitu. Já naquele momento, fiquei perplexo com a densidade e qualidade do conteúdo de seus poemas. Uma sensibilidade e talento que me emocionaram.

Sua inteligência privilegiada o conduziu a horizontes intercontinentais, através de uma impressionante carreira na medicina. No entanto, sua vocação para a literatura não se perdera, apesar do cienticifismo da profissão que abraçara.

Zé Bitu quer e vai publicar um livro. São memórias, crônicas, enfim, um apanhado sincero de sua trajetória, enquanto pessoa de espírito maravilhoso que é. Nestes tempos, onde a moderníssima tecnologia inventou o prazer descartável, pelo consumo de quinquilharias efêmeras, Zé Bitu nos traz o deleite de sua alma de escritor, premiando-nos, certamente, com impressões e palavras que nos recolocarão na nossa história de meninos sonhadores que perambulavam pelas ruas a brincar de ser feliz, inventando a vida pela experiência do coração.

Aguardo com fome de páginas o livro do Zé. Aguardo com desejo de me reconhecer na construção de nossa própria história. Por isso vou estar lá, no Centro Cultural Oboé e vou adquirir o livro dele.

Paulo Viana

3 comentários:

  1. Paulo, asssim como tive o orgulho de ver o auditório do Centro Cultural Oboé lotado ouvindo suas belas palavras e esperando ansiosa o seu autógrafo, o mesmo acontecerá com Zé Bitu no dia 22 de agosto.Não me canso de ler a COLETÃNEA DO TEMPO que você brilhantemente acaba de me enviar: "premiando-nos, certamente, com impressões e palavras que nos recolocarão na nossa história de meninos sonhadores que perambulavam pelas ruas a brincar de ser feliz, inventando a vida pela experiência do coração."
    Parabéns, Paulo Viana e obrigada pelo carinho,
    Fafá Bitu

    ResponderExcluir
  2. Caros Paulo e Fátima Bitu,

    Muito sensibilizado com o que Paulo escreveu, principalmente vindo de um também escritor e poeta. Tenho lido seus poemas e livros com deleite e apreço. Companheiro de livro e amigo, deixo um grande abraço para Paulo.
    Fafá, prima e amiga, muito obrigado pela força que me tem dado.
    Só espero corresponder à expectativa de vocês.
    Com um grande abraço,
    José Bitu

    ResponderExcluir
  3. José Bitu.

    Você já está correspondendo à nossa expectativa com o carinho que já lhe é peculiar. Continuarei passsando a força que Deus me deu. Robson passou por aqui hoje entregando os convites. Fica tranquilo, primo,tudo vai estar em harmonia assim como foi no lançamento do Paulo Viana. Fiquei sensiblizada com o que ele escreveu para você. Faz um certo tempo que o reencontrei na net e sempre que possíval ele me passa coisas lindas. Assim como naquele tempo que você estava no seu doutorado na Alemanha. Bons amigos não se perdem fácil assim, não.
    Abraço de Fafá Bitu

    ResponderExcluir