29 de agosto de 2011

A PEDRO PIAU, MINHA SINCERA ADMIRAÇÃO - Por Claude Bloc


Mundim do Vale me fez conhecer a nobreza de Pedro Piau. A nobreza de caráter desse homem que ama sua terra. 

Segui-o com atenção por todo o evento, na entrega de Medalhas Papai Raimundo, e do alto de seus mais de noventa anos percebi a vivacidade do seu olhar atento ao mundo, seu amor incontrolável à música, sua serenidade absoluta. Amei-o como a um pai. Emocionei-me com sua dignidade e sincera alegria. 

Hoje repito aqui as palavras de Mundim dedicadas ao pai pela passagem do dia dos pais. Ninguém melhor que ele para falar desse homem honrado que conheci em minha ida a Várzea Alegre e que me trouxe aos olhos sua grandeza e sua própria vida. 

Claude Bloc



Meu pai que grande alegria
Estou feliz, pode crê, 
Eu marquei para esse dia
Um diálogo com você.
Tudo que vou perguntar,
Sem querer lhe incomodar 
 Vou usar como apostilha.
Sua vida duradoura,
Sempre foi a promotora
Da união da família? 


Meu pai me diga porque 
A sua serenidade, 
Diga-me porque você 
Vive com tranqüilidade? 
Se durante a sua vida, 
Houve subida e descida 
Para você enfrentar? 
Com quem você aprendeu, 
De quem você recebeu 
Como pôde conservar?


Diga como conseguiu
Construir seu ideal,
Se você na concluiu
Nem mesmo o primeiro grau?
Porque você nessa idade,
Tem tanta vitalidade
Que nem todo mundo tem?
Diga sem pestanejar,
Se pretende ultrapassar
Dos noventa para os cem? 
Uma coisa que eu queria
E há tempo peço a Deus,
É de poder ver um dia
Os meus filhos iguais aos seus.
Se você me ensinar,
A receita de educar
Quem sabe eu posso aprender.
Só tem uma coisa mais,
Nós dois não somos iguais
Como é que eu vou fazer? 


Mundim do Vale 
(CONVERSANDO COM O MEU PAI )

Um comentário:

  1. Padim Pedro,

    Fiquei muito orgulhosa com a homenagem que o senhor recebeu. A alegria de sua esposa, filhos, netos, sobrinhos, parentes e amigos em geral soma-se também a minha e de meus irmãos ...estou lembrando de meus pais José Bitu e Vicentina que tiveram a honra de convidar o Senhor e Madrinha Iraci para serem meus padrinhos.Agradeço à amiga Claude Bloc por ter registrado o evento e colocado no nosso blog. Estou muito feliz.
    Zezê Bitu (A afilhada querida)

    ResponderExcluir