21 de agosto de 2011

Mais uma postagem do irmão João Bitu

MINHA FAMILIA...MEUS VERSOS

Aprendi a admirar a poesia popular
Por meio de Pompílio José Duó
Que me recitava versos lindos que só
Quando na roça íamos nós trabalhar...
Ficava eu boquiaberto a escutar
Aquelas glosas de poeta e cantador
Versos cheios de beleza e esplendor
Que eram do fundo d’alma vindos
Através de motes os mais lindos
Glosados com harmonia e muito amor.

Foi assim então que me inspirei
Admirando Pompilio José Duó
Que escrevi o Casório de Afonso com Filó
Do qual jamais me esquecerei...
Partindo daquela história comecei
A versejar com meus recursos modestos
Sem mostrar propósitos manifestos
D e cobiça ou falsa pretensão
Apenas mostrar com firme emoção
Rimas e dizeres puramente honestos.

Foi aceita pelos próprios recém casados
Que aplaudiram com vera admiração
Aquela inédita e ousada observação
Que eu temia não ser de seu agrado!...
Mas esqueçamos esses fatos do passado
Deletando enfim tudo em nossa mente.
Agarremo-nos com unha e dente
Agora com outros temas e poesia
Que enfoquem nosso fugaz dia a dia
Com coisas alegres e saudáveis do presente.

Eu amo e convivo com certa criatura
Deste imenso universo a mais bela
Só não digo aqui o nome dela
Por força de reserva e compostura...
É dócil e amável , inteligente e pura
Portadora dos mais sublimes predicados
Conduz com maestria os seus filhos amados
E o lar que é palco de harmonia e paz
Com suas maneiras delicadas ainda é capaz
De agregar pessoas bem mais distanciados!...

Para presentear e coroar a nossa sina
Deus nos mandou uma pequena criatura
Que despontou para ocupar a progenitura
Em forma de mulher, uma linda menina...
Hoje Mãe, bem estruturada, uma heroína!...
Depois surgiu o segundo herdeiro
Um Varão também nascido no Rio de Janeiro
Um garotão ativo , esperto e destemido
Carioca da gema, em Botafogo nascido
De sangue azul e sanha de guerreiro.

Dos filhos que tivemos desta união
Ao Ceará coube mostrar a vez dele
E o terceiro que nasceu foi aquele
Em quem DONA NEIDE pôs a mão...
Negocia a matéria prima para o pão
-E meio nômade hoje mora aqui amanhã é acolá
Nunca se sabe realmente onde está
Por força de sua laboriosa função
Mas exercendo com denodo a profissão
É aprovado e engrandecido tanto aqui como lá.

Para encerrar sua tarefa de reprodutora
Vem esta gloriosa Mãe e companheira
Pôr um final em sua árdua carreira
De mulher gloriosamente vencedora...
Esta figura brilhante de ímpar genitora
Dar à luz o nosso impoluto caçula
A quem a família inteirinha bajula
Por parecer realmente um galã
De quem a massa unânime é fã
Fã ardorosa das que se exalta e pula!

Que família ofertamos nós a quem nos rodeia
Particularmente sou grato à providência
Que nos premiou com tanta benemerência
Formamos nós uma plêiade de mão cheia
Onde a honra e o amor correm nas veias
Sou muito feliz por motivos tão diversos!,,,
Apesar de estarem os filhos hoje alguns dispersos
Sentimo-nos como virtuais vizinhos
À eles e â Mãe ofereço com todo carinho
Estes meus mui humildes e singelos versos.

JOAO Alves BITU
Fortaleza - Agosto de 2011

11 comentários:

  1. João,

    É com imensa alegria que posto seus poemas, te convido a enviar mais e mais. Seu trabalho poético não pode ficar guardado numa gaveta, viu? Estou aqui para isso. Abraço da irmã querida,
    Fafá

    ResponderExcluir
  2. Sr.João Bitu.
    Fico toda orgulhosa quando tenho a permissão de postar no meu Blog, seus poemas.Eles são feitos para serem divulgados e não engavetados como falou Fafá. Considero seus verso uma Obra Lierária.
    Ficarei aguardando mais outra de suas façanhas encantadoras.
    Fideralina.

    ResponderExcluir
  3. Muito lindo. Como diz a Fafá e Fridda, "são feitos para serem divulgados"...
    Peço permissão para postar no Sanharol.
    Aguardando resposta.

    ResponderExcluir
  4. Magnólia, pode postar à vontade. Obrigada pela elogio a meu irmão.
    Fafá

    ResponderExcluir
  5. João Bitu é um poeta e sua poesia tem que ser divulgada e lida. Lendo esses versos, senti a áurea da arte e do artista, que, em sua modéstia, diz, nos próprios versos, que sua escrita é singela. É singela, João, mas é muita bonita e muito bem feita.Parabéns! Não nos deixe sem a sua poesia. Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  6. Concordo com você,Paulo,estou dando muita força para que ele não deixe de escrever. Já falei que postasse aqui no meu blog. Magnólia pediu autorização para divulgar e eu concordei.Meu irmão precisa de alguém que o incentive. Abraço

    ResponderExcluir
  7. É...

    João Bitu

    Um tema esplêndido, uma poesia clássica.

    Sua poesia revela o talendo partindo do coração.

    Mais um varzealegrense no rol dos escritores.

    Parabens

    Vicente Almeida

    ResponderExcluir
  8. João,
    Fiquei feliz com o comentário do Vicente Almeida. É um grande amigo meu e da Zezê e tomei a liberdade de copiar para cá, já que vc se intimida em aparecer nos blogs maiores. Até entendo seu ponto de vista. Aqui vc se sente mais em casa. Afinal é o espaço da Fafá que vc gosta tanto. Fique tranquilo. Vicente me lembra um pouco nosso pai, sempre cuidadoso com as palavras mas quando fala...diz exatamente o que a gente gostaria de saber. Um dia a gente vai te apresentar esse bom amigo virtual. Abraço,
    Fafá

    ResponderExcluir
  9. Fridda, fique à vontade para postar os poemas de João no seu blog. Estou sendo porta-voz, atendendo a seu pedido. Com calma, vc verá, um belo dia ele mesmo vai postar. Agradeço o carinho dos amigo. Abraço Fafá

    ResponderExcluir
  10. PREZADO JOÃO BITU,

    Uma "bela" mensagem em forma de versos.
    Perfeita expressão poética de um verdadeiro TALENTO...,que não pode permanecer escondido.
    Um texto primoroso tanto no capricho literário , como na revelação dos sentimentos...digno de ser lido, refletido e propagado.
    Bem fala o VICENTE, mais um "escritor" da nossa querida terrinha, para nosso orgulho e alegria...
    Já está na hora de proceder como o PE. FÁBIO DE MELO, colocar seus "bordados na janela" para o conhecimento de todos, assim ele falou quando começou a publicar suas " escritas."
    PARABÉNS conterrâneo pelas suas valiosas poesias, e pela sua NOBRE FAMÍLIA. Que DEUS contiue abençoando-os,...!!!
    Grande abraço pra todos.
    ISABEL VIEIRA DE OLIVEIRA SILVA

    ResponderExcluir
  11. Isabel,

    Meu irmão vai ficar muito orgulhoso com suas palavras e tenho certeza que em breve, ele nos enviará mais algo desse tipo. Estou teclando no seu lugar porque ele ainda se sente inseguro com a máquina (Pc) mas isso é uma questão de tempo. Obrigada pelas sábias palavras.Abraço Fafá

    ResponderExcluir