18 de novembro de 2011

Lindas Serenatas - por João Bitu



LINDAS SERENATAS - Rabiscos de Saudade
Anos depois, na medida em que fui amadurecendo, meu amor cada vez mais se enraizava naquele solo magnífico que é Várzea Alegre, berço de gente bem, homens de valor e de alta expressão nos meios sociais ,políticos e empresariais. Continuei meus estudos. Fiz curso de Admissão ao Ginásio, no Colégio Diocesano de Crato, em 1951, uma prova relativamente difícil, levando-se em conta as mudanças de estabelecimentos de ensino que frequentei . Mas logrei pleno êxito e no ano seguinte iniciei o ciclo ginasial. Confesso que até aí tudo correu bem, obtendo boas notas e sem nenhuma dificuldade em termos de assimilação e aproveitamento.
Nesta época despertou em mim o desejo de repassar aquelas músicas românticas tocadas na Amplificadora, aos corações apaixonados em forma de serestas as mais lindas apresentadas por uma equipe de seresteiros constituída de violão, pandeiro, clarinete e um cantor boêmio existente na cidade. Contando com a conivência de um de meus irmãos, fugia de casa pelos fundos do casarão à noite e realizávamos a serenata. Iniciávamos nossa apresentação na Rua do Juazeiro, seguíamos pela Rua Getúlio Vargas, Pracinha Nova ( hoje praça dos motoristas), Rua Major Joaquim Alves, Praça Santo Antonio e enfim parávamos em frente à Igreja Matriz. Nesta ocasião eu retornava para minha casa, enquanto os demais participantes aguardavam sentados, em volta do Cruzeiro, dando tempo a que eu me recolhesse ao leito. Então recomeçavam a tocar e a cantar melodias previamente escolhidas por mim. Muitas vezes uma pessoa de casa que despertava com os sons agradáveis da serenata, falava--me inocentemente à meia voz: “João ouve a serenata” !... Assim era, tudo acontecia normalmente confesso que ainda hoje não entendo como tudo sucedia e nunca fui descoberto. Para felicidade minha nunca passei por maus momentos em sendo desmascarado naquelas peripécias.
Agradeço a Deus e ao mesmo tempo peço–Lhe perdão por tais falcatruas.
Várzea Alegre é palco de minha mocidade. É vida, é amor, é paixão. Adoro Várzea Alegre, que Deus lhe dê o progresso merecido e a Sua bênção.
Alguns companheiro s acima citados, sem contudo serem identificados por conveniência natural - hoje já estão em outro plano de vida -, foram testemunhas da sensação que é experimentada ao levar-se alegria e emoção musical aos amigos e amigas que despertam em seus leitos ouvindo suas canções prediletas. Isto nós experimentamos. Esta honra nos foi proporcionada pela Várzea Alegre querida que tantas alegrias nos ofereceu. Os dias mais felizes de minha existência ali foram vividos.. PAZ E AMOR !..

João alves Bitu
17 de novembro de 2011

5 comentários:

  1. João,

    Como irmã e admiradora dos seus escritos sou suspeita para comentar suas postagens principalmente esta que mexeu muito comigo:AS SERENATAS! Lembro dos comentários de Socorro, suas amigas e também das arengas de papai na sua chegada de madrugada. Você deu um novo impulso ao blog e isso me deixa muito feliz. Gostaria que você comandasse as postagens dos poetas: não me sinto capaz para tanto. Estou muito feliz com essa nova fase de sua vida. Procure postar todo material que você tem engavetado, aqui fica guardado, jamais se perderá. Mais adiante a gente pode pensar em criar seu próoprio blog. Que tal? Conte com meu apoio.Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Você é maravilhosa, esperemos que Deus me dê forças e inspiração para trabalharmos juntos e que os nossos companheiros não tenham vergonha de meus sentimentos e preitos poéticos.

    ResponderExcluir
  3. Nossos companheiros sempre tiveram muito respeito pelo que você escreve. Cada um com seu estilo...eu não colocaria qualquer pessoa aqui para blogar com você. Fique tranquilo. Essa equipe que montei é maravilhosa. São poucos mas muito confiáveis.

    ResponderExcluir