26 de novembro de 2011

UM CONTO DE NATAL - Por Fátima Bitu


Um Conto de Natal

Sempre soubemos que guiados por uma estrela, três magos haviam saído do oriente para visitar Jesus por ocasião do seu nascimento,

Somente agora, dois mil anos depois, nos chega a informação de que havia um quarto mago, também do oriente, que sozinho partiu para homenagear Jesus em Belém. Seu nome não nos foi revelado.

Mas esse quarto mago sempre chegava atrasado e não encontrava mais Jesus no lugar informado.

É sabido que ele era muito rico e havia comprado muitas pedras preciosas para presentear Jesus. Mas pelo caminho por onde passava, sempre ia se deparando com cenas tristes, eram os pobres e miseráveis que encontrava necessitando de ajuda. E assim ia vendendo suas jóias para socorrer esse povo cheio de necessidades, demorando cada vez mais em sua jornada.

Trinta
e três longos anos se passaram sem que o mago tivesse a chance de ver Jesus. Após essa longa busca, seu tesouro havia se esgotado, restando-lhe somente uma única pedra preciosa.

Até que um dia, exausto e já próximo a Jerusalém alojou-se em uma pousada para pernoitar. À noitinha, do lado de fora ouviu dolorosos soluços. O mago levantou-se e foi ver o que acontecia. Viu uma mãe apertando seu filhinho ao peito para aquecê-lo e para que ele lhe sugasse as últimas gotas de leite e não morresse de fome e frio. Ela estava aos prantos, pois há dias nada comia.

O mago sabedor do fato penalizou-se por demais, e no dia seguinte, vendeu a última pedra preciosa para amparar aquela pobre e desventurada mãe e o seu filho, depois montou em seu camelo e partiu para Jerusalém, pois ficou sabendo que Jesus lá se encontrava.

No caminho, de repente teve um sobre salto ao perceber que nada mais possuía para presentear Jesus quando com ele se encontrasse. Então chorou amargamente. Mas resoluto queria vê-lo de qualquer forma, mesmo nada mais tendo para lhe oferecer.

Mas ao chegar a Jerusalém, teve uma notícia muito, muito triste: Jesus, exatamente naquele dia havia sido crucificado, e o mago então chorou em desespero e olhando para os Céus, em soluços exclamou:

-Meu grande e amado DEUS, perdoa-me! Perdi trinta e três anos da minha existência em busca de teu filho, e falhei na maior missão da minha vida, pois com toda a riqueza que possuía nunca consegui alcançá-lo em nenhum lugar e quando finalmente o encontrei, estava morto. Não fui capaz de chegar a  tempo para cumprimentá-lo nem tinha mais recursos para salvá-lo.

E ajoelhando-se, dobrou seu corpo, encostou a cabeça no chão, cerrou os olhos e disse: Pai! Eis-me aqui, tira a minha vida, pois não sou digno de ti. Não consegui ajudar teu filho amado.

Naquele momento, no seu íntimo ouviu uma vós que dizia:  - "Meu filho amado, levanta-te e me escuta: Tu me encontraste muito cedo e antes do que imaginas":

Todos aqueles que de alguma forma socorreste e amparaste pelo caminho, era a mim que estavas socorrendo e amparando, e todos aqueles dias foram contados como glórias para ti.

Não percebeste quando em tua jornada, alimentaste tantas criancinhas desamparadas e famintas, e elas te agradeciam, com um intenso brilho no olhar, e te ofereciam sorrisos de gratidão?

Você nem notou quando as mães dessas criancinhas te dirigiam secretas orações de agradecimento.

Não percebeu a gratidão de todos aqueles que socorreste nas estradas desertas da vida, quando lhes providenciaste abrigo e curaste suas feridas!

Não observaste quantas flores foram semeadas ornamentando o caminho que desenhavas com o teu amor.

 Você estava tão preocupado em fazer o bem que não via a luz que te acompanhava. Entretanto, todo bem que fizeste aos outros a mim o fizeste.

Apazigua teu terno coração. Tu me honraste com teu imenso amor. Sempre estive contigo, e em ti habitarei para sempre.

**********************************************************
Este é o meu presente natalino para os colaboradores deste Blog. Tenham um ótimo domingo
Escrito por Vicente Almeida

4 comentários:

  1. Vicente, como colaboradora desse Blog estou agradecendo a Mensagem enviada e postada por Fafá. Confesso que não me sinto a altura de um comentário adequado. Afirmo portanto que a Mensagem servirá de aprendizado. Agradeço o presente natalino. Confesso ainda que não sabia também do quarto mago.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Vicente, se sua intenção era mesmo sensibilizar o leitor, saiba que conseguiu, quase chorei de emoção, olha que não sou fácil de chorar.....continue enviando suas preciosidades. Serão sempre bem acolhidas. Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Meu caro Vicente você com muita inteligência e habilidade, vem de nos sensibilizar a todos com este lindo e surpreendente conto Natalino, quando principalmente nos traz a figura de um quarto MAGO. Nós outros colaboradores do Blog, temos o prazer de lhe agradecer e convidá-lo mais uma vez, para estar sempre conosco. Um abraço,
    João Bitu

    ResponderExcluir
  4. É...

    Fideralina:

    O quarto Mago, existe em minha mente, da forma que descrevi.

    Não é possível acreditar que aqueles três viajantes, vindos de tão longe trouxessem apenas embranças materiais - Ouro incenso aromático e mirra. Você vai entender que esta passagem bíblica é apenas uma alegoria.

    Daí a necessidade de idealizar a figura do quarto Mago desenvolvendo um trabalho de amor ao longo dos anos em que Jesus viveu na terra.

    Este Mago de fato, levou a Jesus o maior de todos os presentes: "A Caridade ao próximo".

    *********************************

    Para você fazer um ótimo comentário, deixe que o seu coração dite as palavras. Não se preocupe com a ordem ou beleza. Elas serão perfeitamente entendidas e belas em nossa visão e sensibilidade. "A boca só fala daquilo que o coração está cheio"
    ***********************************

    Fátima Bitu:

    Somente gosto de escrever sobre temas que nos leve a reflexão, e ao mesmo tempo nos conduza a um destino promissor.

    Pascoal:

    Uma vez por ano a fraternidade humana se manifesta de forma sensível.

    Isto se dá por ocasião do período natalino. Por isto escrevi sobre o nascimento e a vida de Jesus usando a figura do quarto Mago, que tinha muita sensibilidade.

    Mesmo procurando Jesus em pessoa durante toda sua vida, não deixou de socorrer os necessitados enquanto tentava encontrar Jesus. Por isto foi premiado ao final com o seu paterno agradecimento.

    Abraços do

    Vicente Almeida

    ResponderExcluir