13 de novembro de 2011

Saudades das Carnaúbas - por João Bitu


                                            Professor Walquírio Correia

                                                        Zé Filipe
                               


Várzea Alegre do meu tempo - Saudades das Carnaúbas
Iniciei meus estudos naquela escola, simples e improvisada numa sala não muito bem iluminada, da qual participavam alunos de vários níveis, do ABC até quarto ou quinto anos de primeiro grau. A Dona Francisquinha era conhecida por Dona Caixinha, uma moça simples muito educada. Daquela escolinha tirei bons frutos, aperfeiçoei ensinamenmtos os mais elementares adquiridos nas escolinhas do sítio e até me condicionei a estudar com Walquirio Correia, então o melhor educandário particular da cidade, equivalente ao Grupo Escolar de Várzea Alegre. Este funcionava onde hoje está o Colégio Estadual, era então dirigido por Dona Maria Afonsina Diniz.
Certo dia, acometido de muitas saudades de meus pais que deixara lá nas Carnaúbas e tendo ouvido na noite anterior por mais de uma vez, pela Amplificadora A Voz de Várzea Alegre, a música "Maria Betânia", interpretada pelo saudoso Nelson Gonçalves, não conseguí controlar os ânimos e desabei a chorar. Chorei, chorei bastante tendo sido atendido pela Professora que buscou a todo custo me acalentar. Daí que eu resolví rever meus velhos pais e irmãos queridos naquela mesma tarde, percorrendo uma distância de dezoito quilômetros para enfim abraçá-los e beijá-los.
Este fato devo aos meus sentimentos para com a família e atribuo
àquela música que ainda hoje toca em minha meméria. Lembranças são de nossa maravilhosa Várzea Alegre, terra de Papai Raimundo. Ninguem pode esquecer essa cidade, cidade dos contrastes contados humoristicamente pelo seu filho, nosso conterrâneo notável e saudoso Zé Felipe e cantados magistralmente pelo ilustre compositor José Clementino. Ninguem pode amar mais esta cidade do que eu!...

Nenhum comentário:

Postar um comentário