25 de novembro de 2011

105 anos de meu pai - por João Bitu

Em 25 de novembro de 1906, no município de Várzea Alegre, a bendita Senhora Dona Eufrásia ( Frasina ) dava à luz um filho que na pia batismal recebeu o nome de José. O pequeno menino José, foi registrado como JOSÉ ALVES BITU, nome que magistralmente soube honrar em toda sua existência.
E como soube! Zé Bitu das Carnaúbas como veio a ser conhecido em seu meio , tornou-se chefe entre seus irmãos graças aos seus altos predicados e firmeza de costumes. Zé Bitu, meu Pai, foi sempre um homem íntegro e decente. Costumava se relacionar fraternalmente com qualquer pessoa, não admitindo nenhuma espécie de preconceito ou orgulho pessoal. Era, em verdade, muito brincalhão e senhor de um brilhante senso de humor, repentista extremoso, quando menos se esperava ele soltava um repente que fazia rir a todos. Foi agricultor e comerciante. Teve e criou com Dona Vicentina onze filhos a quem deu a melhor educação. Visto isto meu Pai, nós lhe fazemos aqui esta simples homenagem e almejamos, em tempo que a Deus pertence, reencontrá-lo e AMÁ-LO MAIS AINDA!. Deus é fiel!.
João Bitu

4 comentários:

  1. AH! Descobri de onde vem a veia da inteligência dessa família BITU! O sr. José Alves Bitu caladinho aparecia com as suas, não é?! Parabéns à família por viver esse momento que, se vivo fosse, hoje tinha festa na casa dos BITUS. No entanto é lá no Céu que os sinos dobram.
    Parabéns Sr. João Bitu.

    ResponderExcluir
  2. Fridda, meu pai foi seminarista..essas pessoas carregam uma bagagem cultural fora de série. Ele sempre valorizou o escrever e o falar corretamente. Não gostava de festa, era muito caseiro.. da casa para a bodega tudo na famosa MAJOR JOAQUIM ALVES. A correspondência do pessoal do sítio era toda entregue a ele, papai sempre foi muito querido pelos conterrãneos. Vez por outra recebo depoimentos daquelas pessoas que admiravam sua maneira de ser. Tenho muito orgulho de meu pai que viveu em função da família. Se os sinos dobrarem lá no céu, ele arranja um jeito de soltar seus repentes. João Bitu tem muito dele, eu pareço mais com minha mãe. Abraço e obrigada.

    ResponderExcluir
  3. Papai recebia cartas que vinham de Sáo Paulo e
    de outros lugares enviadas aos seus cuidados. Com o tempo os correios decidiram efetuar a entrega à domicílio e Papai então participou aos destinatários. Um funcionário da Agência local queixou-se então: " Seu Zé Bitu o seu pessoal está chegando lá na Agência perguntando quem é que sde chama Seu " Domicílio ".

    ResponderExcluir
  4. A respeito das cartas a domicílio, alguns foram procurar Dona Domicília, tia de Carlos Airton que nessa época vendia salgadinhos no seu domicílio.

    ResponderExcluir