5 de abril de 2011

57 anos com muita emoção

Durante muito tempo, tive vontade de conhecer outras cidades além da minha querida Varzea Alegre. A mais próxima, tida como cidade grande, era o Crato, distante uns oitenta quilometros.

Como na época, eu já apresentava sinais de miopia, meus pais planejaram levar-me ao Crato para uma consulta oftalmológica. E o tempo passava, até que certo dia, meu pai me falou: "Amanhã Fátima iremos ao Crato fazer a sua consulta." Foi uma alegria imensa, saber que iria finalmente conhecer a cidade que chamavam de Cratinho de Açucar e eu não sabia por que!

Fui dormir ansiosa e no dia seguinte viajamos para o Crato. Lá chegando papai nos hospedou (eu e minha irmã) no hotel de Dona Alaíde, achei o maior barato, tudo pra mim era novidade.

No horário marcado, fomos para o consultório médico e após a consulta fomos a ótica para confeccionar os óculos receitados. Naquele tempo senti-me envaidecida ao usar aquela peça. Achava o máximo, tudo pra mim era novidade:.Aos 15 anos concluí o primeiro grau, oitava série, nem sei como dizem  hoje. Fui novamente ao Crato, dessa vez para registrar no FOTO SARAIVA a minha conclusão da oitava série.  Aos 18 anos, minha irmã Isabel Bitu que até hoje é a minha fada madrinha me trouxe para conhecer Fortaleza, foi a primeira vez que eu vi o mar. Numa festa de aniversário, um ortopedista milagroso  sugeriu que eu fizesse a cirurgia que me fazia caminhar. Bela emoção! Foi o suficiente para eu passar um ano sem estudar entre  hospitais e clínicas de fisioterapia. Isso me rendeu a grande alegria de usar um aparelho ortopédico e caminhar tranqüila sem cair.Passei até os 20 anos lutando para não me apegar a ninguém, só depois percebi que não era exatamente assim , não adiantava eu fugir de uma pessoa que lutava  para  me fazer feliz. Cursei a faculdade de Letras brilhantemente, me apaixonei pela língua francesa. Logo na colação de grau, fui contemplada pelo primeiro e único emprego que me rendeu a independência financeira tão almejada!O trabalho para mim sempre foi uma terapia. Aos 45 anos decidi fazer um curso de verão em Paris: a tão sonhada viagem que tanto adiei mas queria ir antes dos 50 anos, algo me dizia que o momento era aquele. Passei 3 dias na  "Lisboa velha cidade" de onde tenho as melhores recordações.Em Paris passei um mês sem falar português. Tanto na casa em que me hospedei como na escola ninguém falava a língua de Camões. Tive saudades nos primeiros dias mas foi um grande aprendizado e ao voltar pude passar toda essa experiência para meus alunos que me aguardam ávidos por informaçãoes.Trabalhei no Centro de Línguas - IMPARH durante 25 anos, dedicação exclusiva. Amava meu trabalho e não pensava em me aposentar, recebi homenagens as mais diversas. Dizem que fui uma boa professora, mas precisei me aposentar para cuidar da minha irmã SOCORRO que contraíra ALZHEIMER. Virei cuidadora, patroa, dona de casa. Os 50 anos não foram comemorados como eu planejara: havia uma pessoa carente precisando de mim.Tenho certeza que cumpri minha missão e sou feliz por isso. Agora me pergunto: quantas emoções ainda viverei até meus meus 60 anos?

Fátima Bitu

8 comentários:

  1. Como já deve ter percebido,estou acompanhando seu BLOG com suas postagens e os comentários dos Seguidores. E hoje para minha surpresa constatei modificações pelas quais aprovei com distinção.
    Quanto ao TEXTO"57 anos com muita emoção"; achei maravilhoso! Conhecer Maria de Fátima Bitu de antes é privilégio para quem só lembrava na época da MONARETA! Para quem ignorava a Fafá Bitu da época, foi uma dádiva ser informada da sua luta, da sua elegância em se conduzir com humildade e eficácia nas suas responsabilidades oferecidas pelo PAI, das quais a cumpriste muito bem.
    Continue com seus propósitos de escrever e levar uma VIDA FELIZ!
    Abraços.
    FIDERALINA

    ResponderExcluir
  2. Fidera, suas palavras são mágicas e soam como um forte incentivo para que eu continue escrevendo. Obrigada, querida amiga,
    Fafá Bitu

    ResponderExcluir
  3. Fafá, o Blog ficou muito bom mesmo, a sua cara, o seu cantinho ... Parabéns!!

    ResponderExcluir
  4. Pois é, Klébia, era isso que eu queria: um espaço bem meu onde eu pudesse escrever " minhas coisinhas" e deixar registrado num espaço bem meu. Tem gente que não quer entender, respeito a opinião de todo mundo. Graças à ajuda valiosa de Magnólia, o blog está praticamente formatado como eu queria. Não pretendo expor muito, nem tudo mundo se interessa pelas coisas que escrevo. Meu estilo é esse. Obrigada pela visita e pelo carinho sempre,
    Fafá Bitu

    ResponderExcluir
  5. É...

    Fátima:

    O mundo gira, gira, e gira e nas voltas que o mundo dá, você ainda terá muitas emoções, aos 60, 70 e mais.

    Na escola da vida não há férias, e você já passou por vários cursos sendo aprovada com louvor em todos eles.

    Suas narrativas são cheias de emoções, imagine se fossem romanceada!

    Estou só me apresentando. Quase não consigo chegar aqui, precisei me confessar novamente, pois não sabia mais a minha senha no google.

    É um prazer encontrar por aqui minhas conhecidas lá do Sanharol virtual.

    Vicente Almeida

    ResponderExcluir
  6. Vicente,
    Por enquanto é difíil chegar aqui mesmo, todos reclamam, fica por conta da minha falta de experiência mas eu precisava desse espaço para guardar "minhas coisinhas". Fique à vontade, já peguei até uma cadeira para você ser colaborador. Fica a seu critério postar ou não, sei que você é muito requisitado. Mundim do Vale ainda não me confirmou nada, deve estar ainda na fase da confissão, pelo que vejo muito demorada, acho que foi o primeiro que Magnólia convidou. Essa tem me ajudado demais.Foi um prazer receber você aqui. Abraço,
    Fátima

    ResponderExcluir
  7. É sempre um grande alegria postar um comentário no seu Blog FAFA.
    Grato por sua Amizade e Consideração!
    Carlos Airton

    ResponderExcluir
  8. Carlos, ainda estou engatinhando mas pesquisei até conseguir te trazer de volta.Ah! Na lista de seguidores vc não suimiu nenhuma vez, viu? Adoro quando vc personaliza minhas fotos nos envelopes mas não sei fazer.Abraço sempre amigo,
    Fafá

    ResponderExcluir