14 de abril de 2011

NÓS ERA CARNE E UNHA - Por mundim do Vale.

Dedicado a todas as flores do blog sou de Várzea Alegre.

No tempo do desastre aéreo que vitimou Leila Diniz, a comoção foi geral. A morte prematura da atriz virou manchete de rádio, revista e televisão no mundo inteiro. Em Várzea Alegre as pessoas também sentiram, pelo trágico que foi o acidente.
Francisca Farias Mota ( Chica do Rato ) demonstrando um sentimento maior, usava vestido, luvas e véu preto e andava rua acima rua abaixo com uma página da revista Manchete onde tinha a foto da falecida.
Um certo dia ela chegou chorando na bodega de Alberto Siebra e pediu para que ele lhe fizesse um grande favor. Alberto perguntou qual era o favor:
“Oberto! Já que tu é tão amigo do Pade Mota e inté parece com ele, eu quiria qui tu pidisse a ele, prumode ele celebrar uma missa pra finada Leila, no dia trinta de Abril”.
Alberto notando que Francisca estava mais tam-tam da cabeça do que sentida falou: Dá certo não Chica! O Padre Mota está com a agenda cheia, esse mês de Abril tem muita missa. Porque você não encomenda um terço pra ela na capela de São Vicente?
“Magina tu indoidiceu? A finada merece é uma missa, ela num era muié só prum terço não. E tu conhecia a Leila Chica? Basta! E tu não sabia não? Apois nós era unha e carne. Tu sabia que ela era prima de Raimundo Diniz? Não. Apois era. Mais ou ome sem sintimento, a prima morreu quando acabar ele tá é passiando nas praias im Fortaleza, Diferente deu qui tou todo tempo me alembrando de quando ela vinha pra casa de seu Zizué Diniz, qui eu mais ela ia tumar bãe dibacho das bica de jacaré na calçada da igreja e quando era de noite nós ia jogar xibiu lá na calçada da casa de João Bile”.
Mundim do Vale

4 comentários:

  1. Ei, Mundim, parece que estou vendo Chica do Rato toda chic passando em direção à Usina. Papai dizia: " Ela vem prá cá só para os meninos da usina mexerem com ela, rs Que tal reunir as histórias da esquina de Zé Bitu e colocar aqui no blog numa postagem só? Lembra de Maria Caetana? Descalça, desarrumada, chegava na bodega de papai e haja conversa. Um dia ela falou:
    - " Seu Zé Bitu, eu sou uma moça direita, o senhor sabe muito bem. Só tenho 2 defeitos: fumo e bebo.
    - Para uma moça direita, é defeito grande"

    ResponderExcluir
  2. Eh Mundim, viu a postagem da Flor da Serra Verde? Achei linda e ela dedicou aos 2 amigos que ela quer muito bem: o poeta e a francesinha. Gostei muito,
    Flor de Lis

    ResponderExcluir
  3. Chica do Rato adorava se arrumar à sa façon ( a sua maneira)certa que estava abafando, adorava passar nos locais onde houvesse rapazes jovens para ostentar sua nova indumentária. Lembro da paixão que ela teve por Cláudio Parente, roía.....Ele morava na casa paroquial e ela vivia na pracinha à espreita e Cláudio respeitava aquele sentimento platônico dela. La pauvre! Jurava que era a sensação da festa mas no DIA DO ANCIÃO ela era a primeira que chegava para receber as homenagens alusivas á data. Nesse dia ela era anciã, rsrs
    Flor de Lis

    ResponderExcluir
  4. Mundim, obrigada pela dedicatória, continuarei sendo a francesinha para você e Flor de Lys para Claude Bloc. Valeu, poeta!!!!!

    ResponderExcluir