9 de abril de 2011

Quero ver alguém mexer com essa minha lembrança..

 
Não quero rever aquela imagem. Foi muito brutal para mim. A esquina mais famosa de Várzea Alegre... revejo Senhor Dirceu sentado na calçada ao lado da minha casa. Dona Dosa, sua esposa na janela olhando São Raimundo com tanto fervor. Rosália em outra janela vendo filhos brincando na pracinha, Mãezinha na  janela mais próxima da minha casa conversando com minha mãe.Foram tantas janelas destruídas!!!!!! Que maldade!!!!Infelizmente uma boa parte do registro da história das famílias da Major Joaquim Alves e da nossa cidade cai com a demolição da casa do respeitável Senhor Dirceu Carvalho. Quero guardar essa doce lembrança de um tempo feliz em que morei ali. Várzea Alegre começou a perder sua identidade ao trocarem o nome da rua e da Escola CASTELO BRANCO e como ninguém protestou, agora  nossa rua se encontra praticamente destruída.  Penso nos meus conterrãneos que vão ter que transitar por aquele percurso vazio que ficou. Ah! Minha irmã Zezê não verá aquela imagem, não sei qual seria sua reação.

11 comentários:

  1. É Fafá, infelizmente, aos poucos, estão destruindo nossa história....

    ResponderExcluir
  2. Na primeira noite eles se aproximaram
    E roubaram uma flor
    Do nosso jardim...
    E não dizemos nada.

    Na segunda noite, já não se escondem: Pisam as flores,
    Matam nosso cão...
    E não dizemos nada.

    Até que um dia
    O mais frágil dentre deles
    Entra sozinho em nossa casa,
    Rouba-nos a luz e,
    Conhecendo nosso medo,
    Arranca-nos a voz da garganta.
    E já não podemos dizer nada.

    Maiakovski

    ResponderExcluir
  3. É uma pena, uma casa tão bonita e vistosa, de lá era presenciado todos os festejos de São Raimundo. Lamento!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. O homem constrói nossa história e ele mesmo procura destruí-la

    ResponderExcluir
  5. Oh Rolim, finalmente você chegou..fique à vontade, a casa é sua. Hoje estou um pouco abalada com os últimos acontecimentos na tão perseguida MAJOR JOAQUIM ALVES. Já pensou, quem chegar na pracinha hoje não vai mais ver o casarão famoso vizinho a casa onde nasci. Muito lamentável mesmo. Abraço Fafá

    ResponderExcluir
  6. Essa é a verdadeira imagem que ficará na minha lembrança para sempre: o casarão de Sr. Dirceu e a casa de número 58 onde nasci na rua Major Joaquim Alves.. Ninguém vai arrancar minhas palavras.

    ResponderExcluir
  7. Claude Bloc disse...
    Sinceramente, minha gente, não sou de Várzea Alegre, mas doeu demais em mim esse ato de deprezo à História da cidade.

    Achho isso inconcebível. Simplesmente "deletar" um espaço que abrigou tanta gente que fez parte desse prossesso de construção da cidade e que ilustrou a vida do varzealegrense.

    Não entendo isso... Parece com o que Fizeram no Crato quando derrubaram o CRATO HOTEL, na Praça Siqueira Campos para nada fazer no lugar... Agora virou um "sanitário" a céu aberto no coração da cidade.

    Na primeira vez que vi a cena chorei lá feito criança...

    Abraço de lástima a todos os varzealegrenses...

    Claude

    ResponderExcluir
  8. francisco disse...
    Lamentavelmente as imagens são fortes. Ontem á noite passei ao lado da casa de Seu Dirceu no momento da demolição e percebi que grande parte da história de Vàrzea Alegre estava se encerrando naquele momento .Esperávamos que a casa de Seu Dirceu fosse tombada um dia mas; pelo patrimônio histórico cultural .

    francisco Carlos pinheiro

    ResponderExcluir
  9. Sávio Pinheiro disse...
    Cláudio Sousa,

    O SOPRAR DA AURORA
    (Acróstico)

    Tombando, fui me aguentando...
    Onde eu,erguida, encantei!
    Marcando fé, eu orei,
    Brindando a vida, rezando.
    Acordei agonizando,
    Mostrando a dor do momento!
    Eu me fiz um juramento...
    Não pude mantê-lo em pé!
    Tristonha, perdi a fé,
    Ouvindo o soprar do vento.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  10. FAFA, infelizmente está acontecendo também em outras cidades de nossa região. O Patrimônio Histórico de uma Cidade por Lei tem que ser PRESERVADO.
    Abraços,

    Carlos Airton

    ResponderExcluir
  11. Pois é, Carlos, mas na cidade onde eu nasci, pelo que tenho visto nos últimos tempos, não se respeita mesmo e eu falo da rua principal da minha cidade: A MAJOR JOAQUIMA ALVES. Já não tem mais nem esse nome, é por isso que fico repetindo sempre, ela não vai deixar de ser MAJOR JOAQUIM ALVES para mim NUNCA. Abraço Fafá

    ResponderExcluir